fbpx
Outros

7 benefícios de usar Japamala: o cordão sagrado

Japamala
Escrito por Juliana Rezende

A repetição de mantras é uma das mais antigas formas de meditação e de conexão com a espiritualidade. E um dos utensílios utilizados neste momento é o japamala, um cordão sagrado para os budistas e hinduístas. Mas você conhece os benefícios de usar a japamala?

Eles se manifestam tanto em nosso corpo físico quanto espiritual, beneficiando nossa jornada rumo ao autoconhecimento como um todo. Hoje, vou te contar um pouco mais sobre os impactos positivos da utilização do cordão de contas. Vem comigo?

  1. Meditação 

Uma das formas mais clássicas de utilização da japamala é na hora da meditação. O cordão fica entre os dedos e ajuda o praticante a marcar tanto o ritmo dos mantras entoados quanto o número de repetições. 

Além dos benefícios práticos dessa utilização, o japamala faz com que tenhamos maior concentração e foco. Afinal, especialmente nas primeiras tentativas, é fácil se perder nos pensamentos. 

Além disso, acredita-se que o japamala absorve as orações e mantras que são feitas com ele. Portanto, se você reservar uma mesma repetição para ser feita durante 40 dias, ela guardará e potencializará o intuito do mantra e o seu sentimento perante aquela oração.  

  1. Alívio da ansiedade

Como você já deve saber, a ansiedade é uma preocupação constante com o futuro e com situações catastróficas que ele pode trazer. E, nesse sentido, o japamala oferece alívio para esse mal em duas frentes: 

  • Respiração: Uma das principais aliadas da diminuição da ansiedade é a respiração consciente. Quando se medita ou até mesmo se realiza orações de forma constante, o corpo cria um ritmo que acompanha os mantras, fazendo com que sua respiração acompanhe essa cadência. Por isso, você tende a se sentir mais calma e com mais clareza dos seus sentimentos após a utilização do japamala. 
  • Foco no presente: Estar com a mente focada no momento atual é a principal maneira de combater a ansiedade, já que assim você dificulta o processo de preocupação com situações futuras. Se a meditação já é uma grande aliada para manter o foco no presente, o japamala auxilia essa concentração pois à medida em que você passa as contas, tem um contato físico com o momento atual e com a visualização do que está desejando.   

  1. Diminuição de dores causadas pelo estresse 

Como consequência da concentração e do alívio da ansiedade, o japamala propicia benefícios físicos muito potentes para aqueles que o utilizam. 

A princípio, temos um controle maior dos batimentos cardíacos, o que resulta em uma diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca. 

Com isso, os males causados pelo estresse têm grande melhora. A diminuição de problemas do trato digestivo, como dores de estômago, gastrite e azia é o benefício que primeiro aparece, mas não o único. Dores de cabeça e até mesmo dores musculares são amenizadas com seu uso. 

Além disso, pele e intestino também apresentam melhoras com o amuleto. 

  1. Contemplação e gratidão

Há um consenso de que os mantras devem ser compostos por frases de aceitação, perdão, gratidão e amor, sendo repetidas 108 vezes – mesmo número de contas do japamala. Esse é, inclusive, o princípio básico do Ho’oponopono

Quando utilizado, o japamala potencializa essas frases e esses desejos. Dessa forma, você consegue alcançar um estado maior de consciência não só física, mas espiritual, com mais contemplação e gratidão por todo o universo. 

  1. Melhora do humor

Muitos dos benefícios citados já são conhecidos dos praticantes da meditação. Mas você sabia que a utilização da japamala também está ligada à melhoria do humor daqueles que incluem o cordão na rotina de ritos? 

Isso porque a prática de elevação da consciência através dos mantras ativa áreas do cérebro responsáveis pelo bem-estar e a tranquilidade.

Além disso, a repetição de pensamentos positivos reforça sentimentos bons, como pertencimento, gratidão e satisfação. Com o japamala, você pode repeti-los 180 vezes, fortalecendo padrões positivos de ideias que podem ser reforçados diariamente ou até mesmo mais de uma vez por dia. 

  1. Cura 

É muito interessante perceber como o contato físico com as contas é capaz de potencializar o poder de cura inerente da oração e da crença no que há acima de nós. 

Pelo sagrado que está presente no cordão, o japamala é utilizado também como instrumento de cura, ao ser colocado em cima de um órgão que está comprometido ou perto de um enfermo. Seu poder, é claro, é potencializado com as orações e mantras que são feitos invocando a proteção e a cura. 

As mulheres também apontam que o amuleto é potente na diminuição das cólicas menstruais, drenando o sangue e deixando fluir as energias inerentes a este período. 

  1. Benefício de usar a japamala no dia a dia 

Pescoço 

A maioria dos praticantes coloca o japamala ao redor do pescoço quando não está realizando orações ou meditação. Essa é uma forma de manter-se sempre protegido, afastando as más energias. É uma peça que proporciona equilíbrio e bem-estar, além de ser muito bela, trazendo ainda mais autoconfiança.  

Pulso 

Já outros praticantes preferem utilizar a japamala ao redor do pulso, como uma pulseira. Nessa conformação, a japamala geralmente possui um número menor de contas e é recomendado que se utilize no pulso direito

Só não se esqueça de retirá-la quando for praticar exercícios físicos ou tomar banho, para evitar danificar o amuleto.

Símbolo e propósito

Utilizar o japamala constantemente traz um estado mais de elevação consciente, além de atrair mais prosperidade. 

Mas, um dos mais potentes benefícios é a lembrança constante do seu objetivo e propósito. Por ser um forte símbolo, a japamala te aproxima de seu foco ao estar presente no seu dia a dia, te mostrando o que você sempre desejou alcançar. 

Além disso, utilizar o japamala e reafirmar seus mantras em voz alta facilita a assimilação de seu cérebro, que entende melhor o seu desejo e te conecta mais rapidamente com ele. 

E você? Já incluiu a japamala no seu cotidiano? A utilização do cordão sagrado é poderosa e pode te fazer ir além. Aqui você pode adquirir a sua e obter todos os benefícios desse amuleto no seu dia a dia! 

Obrigada pela companhia nesse momento de aprendizado e até a próxima!

Sobre o autor

Juliana Rezende

Virginiana com ascendente (e vênus!) em escorpião, cheinha de terra e água nesse mapa: prazer! Acredito em tudo aquilo que pode nos fazer transcender nesse plano sem tirar os pés do chão, e certa de que não há nada que uma boa meditação e um escalda-pés no fim do dia não resolva. Preparada para aprender e repartir o saber que vem muito antes de nós.

2 Comentários

  • Boa noite meu nome é Amanda e achei fantástico falando do japamala e gostaria de te perguntar porque tem que usar a pulseira no braço direito? E quais as pedras são boas para fazer pulseiras masculinas e femininas?

    • Boa tarde, Amanda! Tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo!

      Recomendo usar no braço direito porque é como é tradicionalmente feito na recitação de mantras e orações, portanto, trás uma poderosa simbologia! 🙂

      Mas caso você não se sinta confortável, pode usá-lo no pulso esquerdo, sem prejuízo dos efeitos!

      Em relação às pulseiras, o quartzo rosa, ágata branca e howlita fosca são boas opções para pulseiras femininas! Para as masculinas você pode escolher pedras como a ônix fosca, lápis lazuli e pedra vulcânica! 🙂

      Essas são algumas das minhas sugestões!

      Vou até deixar aqui um link da nossa loja para você ver algumas opções! 🙂

      https://aurha.com.br/collections/colecao-de-casais

Deixe um comentário