fbpx
Mecânica Quântica

Conheça a flor da vida e os encantos da geometria sagrada

Escrito por Augusto Marques

 Você já ouviu falar sobre a flor da vida e seus significados? Considerada um dos símbolos da geometria sagrada, ela representa as bases do espaço e do tempo, além de ser considerada a matriz do Universo.

Para entender melhor seu conceito, é preciso remontar à teoria da geometria sagrada, que prevê que o universo possui uma ordem bem estruturada e estabelecida. Isso se deve principalmente às formas geométricas perfeitas encontradas na natureza, desde átomos e moléculas até cristais.

Ficou curioso? Neste post, você irá descobrir o significado da geometria sagrada, além de entender melhor o conceito e a origem da flor da vida.

A geometria sagrada e seus significados

Primeiramente, é importante entender como a geometria sagrada é encontrada em nosso cotidiano e qual sua importância espiritual e esotérica. Muito além de estar relacionada ao estudo científico das formas geométricas, esse conceito é carregado de simbolismos divinos e espirituais.

Há indícios de estudos de seus padrões geométricos datados de 2.500 anos, na civilização grega. Suas inscrições podem ser observadas tanto na natureza e seus fenômenos naturais, quanto em manifestações humanas, em templos, objetos e obras de arte.

Dentro da geometria sagrada, existe a teoria que envolve o uso dos denominados sólidos platônicos, formas tridimensionais consideradas bases de todas as outras formas encontradas no planeta. Cada um dos sólidos se relaciona a um elemento da alquimia clássica: fogo (tetraedro), terra (hexaedro), água (icosaedro), ar (octaedro) e éter (dodecaedro).

Eles apresentam uma série de benefícios e sua utilização visa equilibrar algum aspecto vital, seja a saúde mental, física ou espiritual.

São diversas as formas geométricas consideradas sagradas por diferentes religiões e culturas. O triângulo, por exemplo, representado pelo elemento da Trindade, faz alusão a várias tríades, como o início, o meio e o fim; a união da alma, espírito e corpo; e carrega os significados de equilíbrio e de unidade.

os círculos representam a perfeição, os ciclos, e a universalidade. A flor da vida, como você verá, se enquadra nessa categoria do simbolismo sagrado.

O significado da flor da vida

A flor da vida representa um dos padrões geométricos mais relevantes da geometria sagrada. Formada por no mínimo 7 circunferências sobrepostas com o mesmo diâmetro, todos os círculos integrados formam uma única circunferência simétrica e perfeita.

Seu nome se deve ao formato final criado pela combinação dos círculos, semelhante a uma flor com diversas pétalas. Encontrada em diversos elementos da natureza, é um símbolo poderoso por remeter à matriz do Universo, e acredita-se que ela contém a fonte primordial de energia de toda a vida.

Sua forma pode ser identificada em cristais, flores e flocos de neve, unidades harmoniosas e deslumbrantes da natureza. Também é bastante replicada e utilizada em mandalas, estampas de roupas, pingentes e outros acessórios, com o intuito de promover mais conexão entre os humanos e o restante do universo.  

Seu significado remete também à expansão da consciência, em que ocorre a libertação de velhos padrões de outros planos astrais, e a mente se abre para ir em busca de novas realizações e para focar no momento presente.

Há outras importantes formas contidas dentro do desenho da Flor da Vida, como é o caso da Árvore da Vida e do Cubo de Metraton.

Árvore da vida

Acredita-se que a flor da vida contém alguns códigos relacionados às etapas da evolução da vida. Dessa forma, cada estágio contém seu próprio significado:

  • Semente da vida: significa o nascimento, a eclosão da vida;
  • Ovo da vida: representa o embrião e sua moradia, simbolizando o desenvolvimento e a expansão;
  • Fruto da vida: significa proteção e segurança. É na imagem do fruto da vida que encontramos o cubo de Metraton;
  • e Árvore da vida: ligada à etapa final do ciclo da vida, em que novas sementes nascem e retomam ao início da linha vital, em um ciclo constante e harmonioso.

Nesse sistema, a árvore da vida seria, então, a representação da Cabala, doutrina judaica que procura entender a essência e o ciclo do universo.

Cubo de Metraton

Integrada à flor da vida, o cubo de Metraton é uma figura geométrica bidimensional formada por 13 circunferências idênticas acompanhadas por linhas que perpassam o centro de cada círculo e dos outros 12 círculos. Além disso, possui outros 6 círculos posicionados em uma figura hexagonal, com retas direcionadas para os centros.

Sua história tem origem na tradição judaica e cristã, sendo Mecatron um arcanjo e um juiz do universo. Também se acredita que as circunferências da composição do cubo referem-se ao feminino, enquanto as linhas retas representam o lado masculino. Essas duas polaridades se integram em equilíbrio e formam a unidade do Universo.

Existem tantas particularidades incluídas nessa forma geométrica tão poderosa e repleta de simbolismos que é a flor da vida. Mas você sabe de onde ela surgiu? É o que vou te contar a seguir.

A história da flor da vida

Presente em diversas religiões e doutrinas, a origem dessa importante forma da geometria sagrada remonta a cerca de 10 mil anos atrás, no Egito, onde foi encontrada no Templo de Osíris.

Para os egípcios, toda a criação divina parte de uma unidade conceitual, o Olho de Hórus. A partir dele, surge a flor da vida, que dá origem a todo o universo.

Essa figura geométrica foi encontrada também em diferentes cantos do planeta, com significados diversos, como em templos indianos, na Cidade Proibida na China e em sinagogas de Israel. Diferentes religiões e doutrinas utilizam a flor da vida em seus ensinamentos, aparecendo fortemente em conexões simbólicas do Cristianismo.

Além disso, Leonardo da Vinci, exímio observador da natureza e de seus ciclos, foi um grande admirador e estudioso da flor da vida. Utilizando princípios da matemática e da geometria, o pesquisador desejava desvendar os padrões existentes nos fenômenos naturais, e muitas de suas obras apresentavam o formato desse padrão geométrico.

A flor da vida é, portanto, esse símbolo da geometria sagrada carregado de significado, e que revela que todo o universo está interligado em espiral, definido por um único princípio do ciclo da vida. Ela nos permite compreender e admirar toda a origem da criação do mundo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a flor da vida, símbolo que representa a origem do universo e traz tanto poder, o que acha de conhecer o Colar Difusor Flor da Vida? Para conhecer, é só clicar nesse link.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário