fbpx
Outros

5 hábitos para melhorar a saúde mental hoje mesmo

Escrito por Augusto Marques

Muito se discute sobre hábitos para melhorar a saúde mental atualmente, embora ainda seja um tema bastante incompreendido. Afinal, ser uma pessoa saudável envolve outros aspectos além de uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e a ausência de doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além da vitalidade física, o conceito de saúde engloba também o bem-estar mental e social dos indivíduos, demonstrando a importância de estarmos sempre atentos à manutenção da saúde mental, e não apenas em casos mais graves ou de transtornos psicológicos.

Uma boa saúde mental permite que as pessoas possam aproveitar melhor seus dias mantendo a estabilidade mental e contribuindo com a comunidade ao redor.

Precisamos falar sobre saúde mental

Ainda de acordo com dados da OMS, o Brasil é o país com o maior número de casos de transtorno de ansiedade no mundo, atingindo mais de 18,6 milhões de pessoas. E a ansiedade é apenas um entre os diversos distúrbios psicológicos que afetam grande parte dos brasileiros.

Diversas são as situações que podem abalar o sentimento de bem-estar e a saúde mental dos indivíduos, como:

  • Exclusão social;
  • negligência da saúde física;
  • recorrência de acontecimentos estressantes no trabalho;
  • violação dos direitos humanos;
  • discriminação de gênero ou raça, entre outros.

Por isso, a manutenção da saúde mental é um trabalho diário. Ter momentos de respiro e de contato com o eu interno são essenciais para regular os níveis de estresse, eliminar pensamentos e energias negativos e evitar quadros mais graves, como transtorno de ansiedade ou depressão.

Caso você se encontre em um cenário em que enfrentar os problemas está parecendo cada vez mais difícil, aconselhamos buscar apoio na psicoterapia. A ajuda de um profissional especializado muitas vezes é fundamental para que você recupere seu equilíbrio.

Trouxemos uma lista com 5 hábitos para auxiliar sua saúde mental e tornar seu cotidiano mais leve, saudável e feliz. E você pode começar a implementá-los agora mesmo. Vamos lá?

1. Organize sua rotina

Uma rotina bem estruturada é responsável por aumentar a sensação de bem-estar devido ao sentimento de produtividade causado e à conquista de pequenas vitórias diárias. Organizar o dia não significa ter uma rotina engessada, mas sim nortear o dia para que você alcance suas metas dando pequenos passos.

O ideal é que você planeje previamente a semana, para que consiga ter uma visão geral de tudo o que pretende realizar e fazer as adaptações necessárias a cada dia.

Para isso, faça uma página de despejo, escrevendo em um papel tudo o que vier à mente, até aqueles sonhos e desejos que parecem distantes da sua realidade. Depois, é hora de filtrar o que cabe na semana seguinte e encaixar tanto as tarefas obrigatórias quanto pequenas ações diárias que podem te ajudar a atingir metas maiores.

Revisite seu planejamento ao final de cada semana e reflita sobre cada tarefa não realizada: elas devem passar para a próxima semana, serem encubadas ou não são mais tão importantes para você?

A ideia é que você não se cobre durante o processo, e sim que coloque os planos no papel e realize um pouco todos os dias. A sensação de dever cumprido e de que você está mais cada vez mais perto dos seus sonhos sem dúvidas irá te deixar mais estimulado para seguir em frente.

2. Leia sempre que puder

Sejam livros de ficção, ciência, poesia ou de desenvolvimento pessoal, fato é que a leitura aumenta a capacidade de concentração e de raciocínio, além de desenvolver a imaginação e o vocabulário.

Para quem não gosta muito de ler, desenvolver esse hábito pode acabar se tornando uma atividade muito prazerosa, pois, ao concentrar-se em uma leitura e entrar em um mundo totalmente novo, você entra em um estado de relaxamento da mente.

Você pode aproveitar quando estiver em trânsito para ler livros mais densos e de desenvolvimento pessoal (sempre como passageiro, claro). Assim, aquelas horas que poderiam ser estressantes e cansativas, acabam se tornando mais proveitosas e gerando diversos insights.

Antes de dormir, o mais indicado é realizar leituras mais leves, como poesia ou ficção, para que você não gere o efeito contrário de relaxamento e acabe gerando um turbilhão de ideias e fique com vontade de entrar em ação.

O que acha de tirar da estante aquele livro que você comprou há anos, mas nunca teve tempo de começar, e iniciar a leitura das dez primeiras páginas?

3. Dedique-se a um hobby

Sabe aquelas atividades que você pode se dedicar por horas sem perceber o tempo passando? São os chamados hobbies, passatempos realizados por prazer e não apenas por obrigação.

As práticas que você pode realizar como hobby são diversas, como jardinagem, costura, culinária, tocar um instrumento, entre outros. Essas atividades são capazes de aliviar as tensões do dia a dia, ao mesmo tempo em que você desenvolve uma habilidade. Não importa o passatempo escolhido, e sim o estado de flow e de satisfação que ele proporciona.

Dedicando-se a hobbies que proporcionam prazer e alegria, o corpo produz substâncias essenciais para a melhoria da saúde mental, auxiliando em uma vida com menos estresse e combatendo a possibilidade de desenvolver a síndrome de burnout.

4. Pratique uma atividade física

A prática de exercícios, embora à primeira vista seja considerada importante somente para a saúde física, é também essencial para a saúde mental.

Durante a realização das atividades, há liberação de endorfina, um dos quatro hormônios da felicidade, e os níveis de estresse e ansiedade são regulados.

Existem exercícios para todos os gostos: os de alta intensidade e performance para quem gosta de liberar bastante energia e desenvolver a musculatura; e os mais calmos e relaxantes, como yoga, alongamento, caminhada e pilates.

Recomenda-se exercitar o corpo pelo menos três vezes na semana para sentir todos os benefícios em sua saúde física e mental. Seja qual for o tipo de prática preferido, o importante é não ficar parado.

5. Foque em sua respiração e medite

Assim como os exercícios físicos, é essencial manter uma rotina de meditação para aliviar as tensões cotidianas. A meditação promove a regulação do corpo e da mente, geralmente com exercícios de foco na respiração e observação dos pensamentos, deixando-os fluir naturalmente.

Existem diferentes tipos de meditação, como Vipassana, mindfulness, de alinhamento dos chakras, entre outros. Assim como suas diversas vertentes, as posições de meditação também podem ser variadas: sentado, deitado ou até andando.

Com efeitos positivos de curto a longo prazo, a meditação ajuda a manter o foco no momento presente, estimula os níveis de autoconsciência e alivia os sintomas do estresse e da ansiedade.

Você já tem o costume de praticar alguma das ações citadas? Essas são apenas algumas dicas de hábitos que você pode implementar em sua rotina para ter uma atitude mais positiva em relação à vida.

Sabemos que realmente não é fácil lidar com o turbilhão de informações e tarefas diárias e ainda precisar dar atenção a tantos outros aspectos. Mas, de maneira calma e consistente, é possível que essas atividades se tornem hábitos prazerosos e indispensáveis.

Por que não começar agora mesmo a colocar em prática um dos hábitos e fortalecer sua saúde mental? Aproveite para entender melhor a importância da meditação e conheça 7 de seus benefícios. Sua saúde mental agradece.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário