fbpx
Outros

Tipos de yoga: conheça os principais e escolha um para praticar

Escrito por Augusto Marques

Com a vida agitada e repleta de tarefas, muitas vezes nos esquecemos de dar uma pausa, alongar o corpo e prestar atenção na respiração. O mesmo acontece com você?

O estilo de vida contemporâneo realmente pode gerar bastante ansiedade e estresse, e o yoga tem se mostrado um ótimo aliado para o alívio desses e de outros sintomas.

Ficou interessado em saber mais? Neste artigo, explicaremos quais são os maiores benefícios de sua prática e apresentaremos os principais tipos de yoga existentes para que você descubra qual se adequa melhor à sua rotina.

A origem do yoga

De origem sânscrita, o termo “yoga” significa união, integração. Trata-se de um conjunto de conhecimentos que possui abordagem holística de bem-estar e saúde e que envolve o equilíbrio entre corpo e mente.

Por ser originário de uma tradição repassada oralmente, a data exata de suas primeiras práticas é incerta. Segundo historiadores, essa filosofia nasceu na região noroeste da Índia há cerca de 5 mil anos.

Os maiores benefícios da prática de Yoga

Estado de bem-estar físico e mental, relaxamento, fortalecimento da musculatura e flexibilidade. Esses são apenas alguns dos benefícios gerados pelo yoga.

Com tantas vantagens relacionadas à melhoria da qualidade de vida, os ensinamentos dessa prática ganharam aceitação e se espalharam pelo planeta, conquistando adeptos em todos os continentes. Segundo dados do The National Health Interview Survey, há pelo menos 300 milhões de praticantes de yoga em todo o mundo.

Conexão entre corpo e mente

Considerada uma poderosa ferramenta para equilibrar tensões do corpo e da mente, existe uma infinidade de benefícios gerados pelas práticas do yoga, como:

  • melhoria do sistema nervoso;
  • regulação da respiração;
  • aumento da flexibilidade e da força muscular;
  • melhora da percepção corporal;
  • alívio de dores e tensões;
  •  aumento da capacidade de concentração;
  •  regulação do humor;
  •  expansão da consciência
  •  diminuição dos níveis de ansiedade, entre outros.

Dá até vontade de começar a praticar agora mesmo, não é verdade? Por isso, continue a leitura para entender melhor sobre as principais modalidades de yoga existentes.

Mas lembre-se: não é indicado forçar demais o corpo em posturas muito complexas sem o acompanhamento de um profissional especializado, devido aos riscos de gerar lesões. Tente começar sempre com práticas e posições mais leves.

Portrait of young beautiful sportive girl smiling, training, looking at camera over white background.

Principais tipos de prática de yoga

As práticas de yoga contam com mais de cem estilos diferentes ensinados ao redor do mundo, o que pode tornar a escolha um pouco difícil para os iniciantes.

Por isso, preparamos uma lista com 5 principais variedades da prática, desde as mais tradicionais até as mais modernas, para que você possa escolher aquelas com as quais mais se identifica.

1.    Hatha Yoga

Popular no ocidente, a Hatha Yoga é considerada o tipo mais tradicional de yoga. Essa técnica visa a união da mente com a alma e, para isso, é necessário ter plena consciência do próprio corpo durante a prática.

O foco deve estar totalmente ligado à ação, seja durante os exercícios de asana (postura física) ou de pranayama (exercício respiratório).

A Hatha Yoga é ideal para iniciantes e pode ser praticada todos os dias. É indicada para diminuir os níveis de ansiedade, melhorar o preparo físico e a flexibilidade, e aumentar a capacidade de concentração.

2. Iyengar Yoga

A Iyengar Yoga é considerada uma das práticas mais acessíveis, exercitando a permanência nas posições de maneira um pouco mais lenta.

Essa modalidade também explora o uso de acessórios, como cordas, almofadas e cadeiras, facilitando a realização dos movimentos e auxiliando na correção da postura.

Os praticantes da Iyengar Yoga são beneficiados pela melhoria da disposição, alívio das dores e aumento da flexibilidade. Por isso, é indicada para quem possui estilo de vida sedentário ou sofre de dores no corpo.

3.    Ashtanga Vinyasa Yoga

Derivada da Hatha Yoga, a Ashtanga é uma prática um pouco mais desafiadora. Conta com uma série de seis posturas fixas que têm seu grau de dificuldade aumentado de acordo com a evolução do praticante.

A respiração também é bastante trabalhada, pois as inspirações e expirações devem acompanhar as transições dos movimentos.

Entre os principais benefícios da Ashtanga estão o alinhamento da musculatura e o desenvolvimento do equilíbrio e da consciência corporal.

Se você gosta de práticas mais intensas, esse tipo de yoga é ideal para você.

4.    Kundalini Yoga

No caso da Kundalini Yoga, o foco está em aperfeiçoar a conexão entre corpo e espírito, trabalhando a energia vital dos indivíduos.

O equilíbrio é buscado pelo compasso entre a respiração e os movimentos e posturas. Por possuir caráter espiritual, são incluídos mantras, a ativação dos chakras (centros de energia do corpo), e algumas práticas de meditação.

A prática da Kudalini Yoga gera sensações de relaxamento, bem-estar, alongamento e expansão da consciência, sendo ideal para quem busca mais tranquilidade e paz de espírito.

5.    Power Yoga

Para quem prefere uma prática mais dinâmica e agitada, há a opção da Power Yoga. Nela, os movimentos e posturas são mais rápidos e vigorosos, sempre acompanhados de músicas animadas.

Também são utilizados acessórios para tornar as sessões mais dinâmicas, e os exercícios são aeróbicos e focados na força muscular. Diferentemente de outros tipos de yoga, não são seguidas posições fixas.

Indicada para praticantes de nível intermediário, a Power Yoga promove resistência, vitalidade e flexibilidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre cada modalidade de yoga? Para decidir qual se encaixa melhor à sua rotina, o ideal é que você leve em consideração seu preparo físico, tempo disponível para as práticas e o que deseja aprimorar, como equilíbrio, flexibilidade, consciência espiritual ou relaxamento.

Cada vertente possui suas especificidades, mas com certeza qualquer prática escolhida trará mais leveza, tranquilidade e felicidade para o seu cotidiano. Agora é hora de separar um tempo na agenda para as práticas e estender o MAT no chão.Para aproveitar ainda mais suas práticas, que tal inserir sessões de meditação antes ou depois de um dos tipos de yoga? Preparamos um post para você aprender a meditar sozinho em 7 passos.

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • Maravilhosa matéria,sou praticante de Hatha Yoga a vinte anos e instrutora a 16 anos.
    Amei parabéns até para quem não tem conhecimento está muito bem esclarecido de fácil entendimento.Obrigada!
    NAMASTÊ!

Deixe um comentário