fbpx
Espiritualidade

Como meditar sozinho em casa com 7 passos

Escrito por Augusto Marques

A meditação é uma prática antiga, mas que vem se disseminando cada vez mais. A procura por como meditar está diretamente relacionada aos benefícios que é capaz de proporcionar a quem a inclui no dia a dia.

No entanto, nem sempre o objetivo de meditação plena é alcançado logo na primeira tentativa. É preciso paciência, perseverança e, algumas vezes, apoio de outra pessoa para conseguir fazê-la e usufruir de tudo o que ela é capaz de proporcionar. Diante disso, podem surgir dúvidas sobre como meditar só e em casa.

Isso é o que eu vou mostrar para você neste post. Continue a leitura para descobrir quais são os benefícios e, ainda, 7 passos para que você possa meditar por conta própria com sucesso.

Quais são os benefícios da prática

A meditação traz inúmeros benefícios. Antes de entender como fazê-la, é importante revisitar alguns deles de maneira a nos sentirmos ainda mais conectados com essa prática. Listei alguns abaixo.

Relaxamento

Por meio de uma respiração adequada e controlada, a meditação nos proporciona relaxamento, acalmando a mente e nos desconectando um pouquinho do estresse e dos problemas do dia a dia.

Autoconhecimento

Acredite: tirar um tempo para si mesmo, deixar fluir boas energias e ter uma boa respiração são ótimas formas de nos reconectar com nós mesmos. Assim podemos, inclusive, ter um maior autoconhecimento e consciência sobre nossas atitudes e lugar no mundo.

Foco

Ao “treinarmos” a nós mesmos para a atenção à respiração e à fluidez dos pensamentos, acabamos adquirindo a capacidade de nos mantermos focados ainda que em outras atividades.

7 passos sobre como meditar só

Dados tantos benefícios de uma prática como a meditação, não é difícil entender por que muitas pessoas aderem a ela, não é mesmo? Pois, para começá-la, é preciso seguir alguns passos sobre como meditar só e em casa. Vamos a eles?

1. Escolha um local silencioso e confortável

Um processo meditativo eficaz pode estar relacionado ao ambiente que escolhemos para esse momento de introspecção. Por isso, é fundamental ter um local silencioso, confortável e em que você se sinta à vontade.

Dessa maneira, o quarto ou a sala de estar de casa podem ser ótimas opções para quem procura meditar só. Certifique-se de que o lugar traz a você sensação de tranquilidade, seja pela luminosidade ou arejamento. Não se esqueça também de posicionar-se em local confortável, seja em uma cadeira, almofada, tapete ou no chão mesmo, se preferir.

2. Escolha uma posição

Não existe uma posição correta para meditar. A melhor delas é a que você preferir. Por isso, seja deitado(a), sentado(a), de pé ou até mesmo caminhando, procure realizá-la da maneira que for mais confortável e que mais combine com você.

3. Defina o tipo de meditação

Diferentemente do que se pode pensar, há diferentes tipos de meditação, cada um conforme o desejo ou objetivo do praticante. São alguns deles:

  • transcendental;
  • atenção plena;
  • vipassana;
  • zazen;
  • yoga;
  • sudarshan kryia;
  • acem, entre outros.

Por isso, antes de começar a meditar, pesquise sobre cada um desses tipos para identificar qual é mais adequado ao seu objetivo. Em seguida, confira algumas dicas de realização da meditação escolhida e comece a praticá-la.

4. Conte com o auxílio de ferramentas

Começar a meditar sozinho pode ser mais fácil se fizermos uso de algumas ferramentas. E, para isso, a tecnologia e até mesmo o seu celular podem ser ótimos aliados. Veja a seguir como.

Aplicativos de meditação

Os aplicativos de meditação para smartphone ajudam e muito quando o assunto é meditar só. São várias opções, muitas delas grátis, inclusive. Normalmente, elas apresentam funções como: temporizador, música, meditação guiada (com narração), diário para anotações e observações, entre outras.

Temporizador

Caso a ideia não seja ter um aplicativo de meditação em si, você pode usar o próprio temporizador ou despertador do seu celular. Assim, você terá controle do tempo de meditação e não ficará ansioso(a) sobre a duração da prática. Faça sessões de curta duração e, ao longo dos dias, vá aumentando (de cinco para dez minutos, de dez para quinze, conforme sua vontade e disponibilidade).

Música

Para meditar só, você também pode usar músicas que goste ou que trazem relaxamento. Tome cuidado apenas para não acabar se dispersando com a escolha da trilha sonora, hein?! Priorize também aquelas que são instrumentais ou que têm sons da natureza (pássaros, cachoeira, entre outros).

5. Tenha atenção à respiração

Um dos princípios da meditação é a respiração, certo? Pois, então, em primeiro lugar, observe como ela está (ritmo, intensidade e volume). Em seguida, busque manter o controle sobre a entrada e a saída do ar em seu corpo, realizando-as de forma leve, suave e consciente.

6. Não se preocupe com pensamentos

Algumas pessoas contam que não conseguem meditar pois, ao tentarem, perceberam que não são capazes de esvaziar a mente dos pensamentos. No entanto, a meditação não consiste em se livrar por completo deles e sim saber canalizá-los quando vêem. Por isso, não se preocupe sobre o que está pensando enquanto tenta meditar. Da mesma forma que as ideias vieram, deixe-as ir tranquilamente e volte novamente o foco à respiração. Faça isso quantas vezes for necessário, sem frustrações. Respeite seu tempo.

7. Faça da meditação um hábito

A excelência na meditação é alcançada quando fazemos dela um hábito em nossas vidas. Por isso, separe um momento dos seu dia para a prática, que pode ser feita logo quando acordar, no meio do dia (para ajudar a aliviar do estresse da rotina) ou até mesmo na hora de dormir. Ao fazer isso, essa se torna uma atividade como outra qualquer do seu dia e os efeitos são sentidos de forma cada vez mais intensa.

Como pudemos perceber, a meditação traz benefícios importantíssimos para nós e, por isso, praticá-la é tão fundamental. Por meio dela, adquirimos maior relaxamento, autoconhecimento e foco. Além disso, não é preciso muita técnica, bastando, para isso, força de vontade e concentração.

Seguindo os passos mencionados neste post, certamente você começará a ter ótimas experiências meditativas e conquistará uma vida cada vez mais plena!

E você, conhece outras dicas sobre como meditar só? Não deixe de compartilhá-las com a gente logo abaixo, na caixa de comentários. Estou ansioso para saber como você insere a meditação em sua vida!

Sobre o autor

Augusto Marques

2 Comentários

  • Gostei muito da matéria, sou uma das pessoas que tem dificuldade para meditar, sou muito ansiosa e com muita facilidade de distrair, não consigo parar a mente, está sempre com muitos pensamentos.Tentarei seguir suas dicas

    • Ótimo, Edna!

      O caminho é esse. Um passo de cada vez e você já verá mudanças.

      Não desista, porque a mudança é algo constante e acontece através do hábito.

      Então foque na criação de bons hábitos diários e se esforce para mantê-los 🙂

      Grande abraço!

Deixe um comentário