fbpx
Espiritualidade

Qual o significado do filtro dos sonhos e como ter o seu?

significado do filtro dos sonhos
Escrito por Augusto Marques

Você já se perguntou sobre o significado do filtro dos sonhos? Há diversos objetos que chamam a atenção devido ao misticismo que carregam e às energias que promovem às pessoas ao redor.

Mais do que um símbolo chamativo e de beleza única, o filtro dos sonhos é utilizado há milhares de anos e considerado capaz de filtrar as energias do ambiente, sendo atualmente reconhecido em todos os quatro cantos do mundo.

Venha comigo descobrir a origem, a história, formas de utilizar e outras curiosidades desse amuleto. Vamos lá?

A origem

O amuleto é proveniente da cultura indígena norte-americana, mais especificamente da tribo dos Ojibwa. Habitantes dos grandes lagos do hemisfério norte, os membros dessa tribo defendiam o poder dos sonhos e a importância de decifrá-los. Isso porque acreditavam que os sonhos eram transmissores de mensagens da natureza e do universo, auxiliando nas decisões da vida cotidiana.

Dessa forma, o filtro dos sonhos seria capaz de separar os sonhos de vibrações positivas dos de baixa vibração, purificando as energias dos sonhadores e do ambiente. Além disso, acreditavam que o amuleto trazia sabedoria e clareza para quem o possuía.

O significado do filtro dos sonhos

A expressão filtro dos sonhos provém da palavra em inglês dreamcatcher, sendo também comumente denominado como “caçador de sonhos”, “espanta pesadelos” ou “cata sonhos”.

Para o xamanismo, o amuleto é uma espécie de mandala que ajuda a transformar os sonhos e as metas de vida em realidade, além de aguçar a imaginação e a criatividade.

Mas, afinal, o que caracteriza um filtro dos sonhos? Tradicionalmente, consiste em um objeto circular feito com fibras de salgueiros, em que vários fios são enrolados, formando um desenho em formato de teia. Mantém-se uma abertura circular no centro e, na parte inferior do círculo, são amarradas penas de aves e outros adereços.

Cada parte que compõe esse amuleto carrega um significado, sendo que o conjunto de todos esses simbolismos o transforma em um catalisador das energias negativas durante o sono.

Abaixo, trago o significado de cada elemento do filtro dos sonhos:

  • Círculo: representa os ciclos, a eternidade;
  • Centro do círculo: simboliza a força que sustenta o universo, a Criação e os mistérios da vida;
  • Teia: significa o livre arbítrio, a alma e os caminhos da vida e é responsável por capturar as energias malignas dos sonhos;
  • Penas: simbolizam o ar, a sabedoria, a liberdade e a coragem.

No fim das contas, o real significado do apanhador de sonhos é a geração de proteção para os seus usuários, afastando os sonhos e pensamentos negativos e prevenindo pesadelos sombrios.

Se você está apreciando conhecer mais sobre esse símbolo e gostaria de entender como aproveitar melhor a proteção propiciada pelo filtro dos sonhos, continue a leitura comigo. A seguir, te darei algumas dicas de como utilizar os poderes desse amuleto da melhor forma.

Dicas de como utilizar o filtro dos sonhos

Antes de te mostrar algumas possibilidades de uso do filtro dos sonhos, é preciso se atentar para algumas instruções.

A tradição orienta que o objeto seja posicionado preferencialmente em um local que receba a luz do sol, pois o astro e sua energia seria o estímulo para romper e dissipar as energias negativas que ficam presas na teia do apanhador de sonhos.

Diversas são as opções de cores disponíveis de filtro dos sonhos, e a escolha dependerá somente de seu gosto pessoal e de que necessidade você possui. Afinal, as cores também possuem influência no humor e na energia das pessoas e dos ambientes.

Neste artigo, trouxe 3 opções para que você se beneficie dos efeitos do símbolo, sendo eles na decoração, em tatuagens e em acessórios.

Use no quarto

Utilizado em diferentes estilos de decoração, o filtro dos sonhos é comumente encontrado em casas e locais com elementos boho chic. A verdade é que é possível encontrar modelos que agradam todos os tipos de gosto.

Por exemplo, em ambientes mais descontraídos e alegres, é interessante escolher uma versão colorida e chamativa. Em decorações mais minimalistas e de aspecto clean, modelos de cores neutras ajudam a compor o ambiente.

Em relação ao ambiente, o quarto é o local mais indicado para pendurar o filtro dos sonhos, especificamente mais próximo à janela, devido à maior probabilidade de incidência de luz solar. 

É interessante também tentar posicioná-lo o mais próximo possível da cama. Dessa forma, você garante noites de sono mais tranquilas e a proteção dos seus sonhos.

Faça uma tatuagem

A tatuagem é uma forma de externalizar sentimentos, desejos e crenças pessoais. A ideia de se tatuar um filtro dos sonhos na pele é justamente para eternizar o conceito do símbolo.

Devido aos significados que o apanhador de sonhos carrega, muitas pessoas optam por fazer uma tatuagem do desenho com o intuito de gerar proteção individual e servir como um amuleto perpétuo no corpo.

Utilize em acessórios

De aparência bela e delicada, o filtro dos sonhos também é muito utilizado no mundo da moda, mais especificamente em joias e acessórios.

Sejam brincos, anéis, pulseiras ou colares, os artefatos reforçam a proteção pessoal e mantêm seus usuários constantemente blindados contra energias negativas.

Em dias de sol, é interessante sair com os acessórios no corpo para que eles sejam purificados e renovados, liberando todas as más vibrações que ali se encontram.

Muito além de um item decorativo ou de estilo, o filtro dos sonhos atua como um importante amuleto para capturar e transformar as energias densas durante as noites de sono. Dessa maneira, funciona como uma barreira para o corpo, mente e espírito contra as más energias.

Gostou de descobrir o significado do filtro dos sonhos e suas diferentes possibilidades de uso? 

O que acha de adquirir seu amuleto combinando proteção individual e estilo? Conheça nosso Colar Filtro dos Sonhos em Capim Dourado e se mantenha em segurança e tranquilidade constantes.

Gratidão e até a próxima!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário