fbpx
Espiritualidade

Mandala Lunar: aprenda como encontrar o caminho para a consciência feminina

Escrito por Augusto Marques

A maneira mais rápida de perceber as oscilações no diagrama é através das cores, pois são elas que nos permitem enxergar os aspectos e sensações que você escolheu estudar sobre si própria.

Por isso, escolha uma cor para representar cada uma delas, faça uma legenda no marca páginas, para isso, pinte o espaço que corresponde e coloque também o significado. Desta forma, ficará mais fácil para comprar os ciclos. Um detalhe: escolha as mesmas cores durante o ano e também a mesma ordem no diagrama.

Conheça os símbolos para assinalar

Os símbolos tem como finalidade marcar o ritmo dos acontecimentos pontuais que vão se repetindo conforme o ciclo. Use-os para marcar suas percepções físicas, emocionais, psíquicas, atividades e suas ações. Farão mais sentido para você se observar que as coisas vão acontecendo com mais frequência e o melhor, sua biblioteca de símbolos irá crescendo conforme os dias vão passando.

As sensações físicas

Na mandala, o anel externo é reservado para inserir os símbolos de percepções físicas referentes ao ciclo menstrual. Você pode estar criando ou até mesmo desenhando símbolos para indicar os acontecimentos ou manifestações comuns, como por exemplo: espinhas, cólicas, inchaço, entre outros.

Contando o ciclo menstrual

Acima do anel central, observe e perceba o espaço. Encontrou? Nesse espaço você vai informar a numeração dos dias de ciclo menstrual. Importante começar no primeiro dia e seguir contando até o próximo ciclo menstrual. Dica: para ficar mais fácil de observar, marque com uma linha vermelha.

Muco cervical e menstruação

O anel central é o lugar para colorir de vermelho durante o período, mas se você perceber fluído ou muco cervical, colorindo o sangue, observe a intensidade, por exemplo: muito fluído, algum fluído, nenhum fluído.

Veja o exemplo de como usar a Mandala

Agora vamos fazer o seguinte, vamos observar nove energias cíclicas que são inspiradas nos chakras, ou como também chamamos, poderes. Você sabe o que é chakra? Caso não, clique aqui.

  • Presença: estar presente no agora e aqui;
  • Intuição: confiar e perceber as próprias sensações e instintos;
  • Extroversão: direcionar sua energia psíquica para o exterior;
  • Amorosidade: receber e dar amor;
  • Autoconfiança: amar quem somos e reconhecer nosso valor pessoal;
  • Energia sexual: Libido e desejo sexual;
  • Força de ação: utilizar o poder de realização através da iniciativa;
  • Energia vital: sentir a vida pulsando em nós.

O intuito dessa proposta é justamente para observar quando esses períodos são mais poderosos e intensos, sutis ou até mesmo, inexistentes. E para ter tudo marcado corretamente, não esqueça de colorir cada um deles com sua intensidade, para isso, utilize o recurso de pressão no lápis para pintar cores mais fortes ou mais claras.

Vamos analisar a mandala preenchida acima por dois pontos de vista: ciclo menstrual e em relação a lua no céu. Observe, coincide o período menstrual com os dias de maiores sonhos e intuição, já a energia vital e força de ação aumentam quando termina esse ciclo, iniciando a fase donzela, já na fase ancião, que é a menstrual, surgem outras energias, como: presença e intuição.

Relacionado com a lua externa, podemos perceber que o libido e extroversão tiveram mais força próximo da lua cheia, ao contrário da minguante que mal foram percebidos. Segundo essa observação, podemos afirmar que, durante a minguante as sensações são introspectivas e, caso se repita nos demais, poderemos perceber um padrão.

Por isso a importância de conhecermos a nós mesmos, desta forma, conheceremos e saberemos os momentos certos para aproveitarmos o que precisamos conforme a nossa própria vontade e disponibilidade. Como por exemplo, o ato sexual, por que não vivenciar tal sensação em um momento mais propício? 

Facilite sua vida se conhecendo na mandala

Para você ter uma ideia da importância de manter suas energias marcadas na mandala. É através de suas observações e anotações que você conseguirá perceber os momentos mais propícios para suas atividades.

A mandala também é útil até mesmo na ausência dos poderes. E sabe por que? Serão nesses momentos que você perceberá sua desatenção, introversão, cansaço, insegurança, raiva, entre outros e por isso, deixará de se socializar para separar um tempo para você.

Faça como achar melhor

Não esqueça: a mandala é um espaço em branco para inserir suas necessidades e, para utilizá-la corretamente, com resultados benéfico para você, nada mais adequado que esteja relacionado ao seu ciclo menstrual.

Você poderá observar tudo relacionado a você, como por exemplo: suas emoções, sentimentos, percepções, seu humor, metabolismo e tudo mais, tendo a possibilidade de observar aspectos de sua rotina, como por exemplo, os estudos, as atividades físicas, entre outros.

Sabemos da importância de vivermos em equilíbrio com tudo que está ao nosso redor e por isso, nada mais assertivo que buscarmos entender os sentimentos e atividades que acontecem dentro de nós. Realize a mandala, conheça-se e perceba sua vida mudar para melhor.

Leia também:

Sobre o autor

Augusto Marques

Adicionar Comentário

Deixe um comentário