fbpx
Espiritualidade

São Miguel Arcanjo e sua história

Escrito por Augusto Marques

Às vezes, olhamos o mundo ao nosso redor e nos questionamos se realmente Deus existe. Isso é algo muito comum nos dias de hoje, já que somos testemunhas de tantos acontecimentos ruins ao nosso redor.

Já sentiu aquela sensação de abandono? De não ter ninguém maior sendo por nós? Infelizmente, estes sentimentos são muito comuns no tempo em que vivemos. E não podemos esquecer que é uma consequência do caminho que o mundo segue.

O mundo tem o mesmo funcionamento e aprendizado de um ser humano. Não aprendemos com nossos acertos, mas sim, com nossos erros. E, mesmo que errar seja humano, muitas vezes o erro é doloroso também.

E por mais que questionamos a existência de um ser supremo, Ele existe. E se permite tais acontecimentos, é por que espera um crescimento natural vindo de nós mesmos. Uma consciência de que, se cada um fizesse sua parte, o mundo poderia ser bem diferente do que estamos vivendo agora.

Mesmo assim, algumas pessoas poderiam indagar: mas onde estão os anjos? Eles não existem? Não estão a serviço de Deus e sua vontade? Sim, justamente isso, estão à serviço de Deus e sua vontade, por isso, eles intervêm somente quando lhes é permitido.

Mas não estou aqui para falar a respeito de questionamentos sobre a existência de Deus ou não. Neste momento, quero falar de um dos grandes anjos do Senhor, que está nos observando atentamente, esperando o momento certo para interceder em nossos caminhos: São Miguel Arcanjo. 

Quem é São Miguel Arcanjo?

São Miguel Arcanjo é um dos anjos do Senhor, que está sempre nos espreitando para nos socorrer em algum momento extremamente delicado. Miguel significa “Quem como Deus”, que podemos assumir que, não que seja como Deus, por que nenhum é, entretanto, é o que mais se aproxima da mesma filosofia, da mesma essência.

São Miguel Arcanjo é um dos grandes protetores dos filhos de Deus, responsável pelas igrejas e, também, é um dos príncipes do céu. É o anjo que trabalha a justiça e o arrependimento, além de ser aquele que combate as forças maléficas. É igualmente o padroeiro dos paramédicos, das batalhas e dos paraquedistas.

Papéis de São Miguel Arcanjo na doutrina católica

O poderoso arcanjo é muito conhecido no Catolicismo, onde os devotos adotam o termo “São” antes do seu nome como forma de respeito e reverência ao arcanjo. Essa expressão é mais conhecida e utilizada atualmente.

De acordo com os ensinamentos católicos, São Miguel Arcanjo exerce mais de um papel para cumprir os planos de Deus. O primeiro deles e mais aceito, é como comandante de Seu exército e líder das forças celestiais contra as forças infernais.

O arcanjo que derrotou o Dragão, antiga serpente e denominado Satanás, é tido como um guerreiro espiritual. Ele lidera o combate ao mal e pode também ser associado às batalhas internas, um dos motivos de sua intervenção nos momentos mais delicados dos seres humanos.

Seu segundo papel é de guiar as almas dos mortos aos céus, evitando que elas sejam corrompidas por Satã e levadas ao inferno. Ele exerce o papel de Anjo da Morte, e dá chance de redenção às almas pouco antes de sua morte.

Seu terceiro papel está relacionado com a imagem acima, segurando uma balança, como é comumente representado. Ele é responsável por medir as almas em uma balança equilibrada, atuando quase como uma espécie de juiz celestial.

E, por fim, em seu quarto papel, São Miguel é o guardião da igreja, o patrono do povo escolhido. Você verá a seguir como uma de suas aparições valida esse papel a ele atribuído.

As aparições de São Miguel Arcanjo

Na história, tivemos duas aparições deste santo protetor. A primeira foi por intermédio de São João Evangelista que, ao chegar à região de Colossos, anunciou que São Miguel protegeria aquela cidade. Foi quando surgiu, na entrada da cidade uma fonte, onde os enfermos com o sinal da cruz, ao invocarem o nome do arcanjo, seriam curados de todos os males.

Sua segunda aparição se deu no Monte Gargano, em que um novilho refugiou-se em uma caverna, e o pastor atirou uma flecha com intuito de afugentá-lo e trazê-lo para fora. A flecha atirada voltou com a mesma velocidade e feriu o pastor.

O Bispo de Siponto soube do estranho fato e, percebendo ali a mão sutil de Deus, ordenou que fosse realizado um jejum de três dias em toda diocese e pediu que o Senhor revelasse o que aquele fato representava.

No final dos três dias de jejum, surgiu diante do Bispo, São Miguel, que informou a vontade de Deus. Naquela caverna deveria ser erguida uma igreja para reviver a devoção e fé dos fiéis na proteção e no amor.

Conheça a Oração de São Miguel Arcanjo


São Miguel Arcanjo,
protegei-nos no combate,
defendei-nos com o vosso escudo
contra as armadilhas
e ciladas do demônio.
Deus o submeta,
encarecidamente o pedimos;
e vós, Príncipe da milícia celeste,
pelo divino poder,
precipitai no inferno a Satanás
e aos outros espíritos malignos
que andam pelo mundo
procurando perder as almas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

A diferença entre anjo e arcanjo

Apesar de estarmos falando sobre o arcanjo São Miguel, propositadamente, escrevi em determinados lugares “anjo” com intuito de explicar neste bloco as diferenças entre anjos e arcanjos. Lembrando que, o mundo espiritual é extremamente organizado, para que tudo funcione em plena harmonia.

Arcanjos

Os três arcanjos mais conhecidos são: Gabriel (Força de Deus), Miguel (Quem como Deus) e Rafael (Medicina de Deus). Os arcanjos costumam ser enviados por Deus em missões extremamente importantes em nosso plano. 

São anjos de brilho luminoso que foram designados a cuidarem da humanidade. E é por isso que cada um conta com uma especialidade, justamente para estarem trabalhando entre nós e cumprindo a vontade de Deus.

São responsáveis por levar a palavra de Deus aos povos.

Anjos

Já os anjos, apesar de serem hierarquicamente menores que os arcanjos, têm um papel fundamental nos planos de Deus. Você com certeza já ouviu falar sobre anjo da guarda, correto? Provavelmente, até já rezou para ele em algum momento, ou nunca… Se essa última for seu caso, separe um tempo para ele, ok?

Os anjos são responsáveis por cada um de nós. Eles têm a finalidade de nos desviar do mal e nos levar para o bem, nos defendendo dos inimigos visíveis e invisíveis. Eles estão sempre conosco e sempre velando nossa vida espiritual e corporal.

Nos enviam positividade e bons pensamentos para que superemos os momentos difíceis de nossa existência da maneira correta. Esses anjos, estão mais próximos da humanidade, e por consequência, estão mais preocupados com as questões humanas. E como dito, acima, cuidam e prezam por nossos corações.

Esteja sempre com os ouvidos bem abertos

Você pode até não acreditar, mas sempre há algum anjo por perto, falando ao nosso ouvido, indicando o melhor caminho ou recomendando que não sigamos por determinado lugar. Geralmente, chamamos essa voz de “consciência”, de “intuição”, porém, é apenas a voz de nosso anjo tentando nos livrar do mal.

Por isso, atente-se para sua intuição. Leve em consideração aquela vontade inesperada de mudar de caminho ou de fazer algo bom para alguém. Isso é a voz do anjo em sua cabeça lhe mostrando como seguir o caminho de uma maneira que lhe renderá ótimos frutos e muita felicidade.

Aproveite o momento para conhecer nossos outros textos:

Sobre o autor

Augusto Marques

8 Comentários

  • Gostei muito dessa postagem, pq trás luz no nosso dia a dia. É uma reflexão maravilhosa, pois, muitas vezes realmente nós pensamos e vivemos com certa descrença, principalmente em momentos difíceis q não sabemos como sair daquela situação. Vem aí aquela frase dura: Deus não existe e muito menos os anjos.
    Parabéns! Ideia brilhante de nos fazer esperar com muito amor no coração. Deus no seu coração.

  • Parabéns pelo texto. Muito bom conhecer a história e a importância dos anjos e arcanos em nossa espiritualidade.

  • São Miguel Arcanjo…ando muito ligada a ele ultimamente.Obrigada por falar sobre ele…

  • Muito bom aliás ótimo, conhecer a história. De magnitude espiritual tão bela ,forte,e doce. Assim que vejo de coração.

  • Gostei muito , desta reflexão ouço a oração de são Miguel todas as noites , e na hora de dormir , e na hora de levantar kk . Parabéns pela postagem . Felicidades pra todos nós …

  • Sou. Apaixonada pós São Miguel arcanjo e espiritualmente sempre o enviei em minhas dificuldades e sempre obtenho a sua resposta e sua ajuda

Deixe um comentário