fbpx
Espiritualidade

São Miguel Arcanjo e sua história

Escrito por Augusto Marques

Às vezes, olhamos ao mundo ao nosso redor e nos questionamos se realmente Deus existe. Algo muito comum nos dias de hoje já que somos testemunhas de tantos acontecimentos ruins que acontecem ao nosso redor.

Já sentiu aquela sensação de abandono? De não ter ninguém maior sendo por nós? Infelizmente, tais sentimentos são muito comuns neste tempo que vivemos. E não podemos esquecer que é uma consequência do caminho que o mundo segue.

O mundo tem o mesmo funcionamento e aprendizado de um ser humano. Não aprendemos com nossos acertos, mas sim, com nossos erros. E, mesmo que errar é humano, dependendo do erro é doloroso também.

E por mais que questionamos a existência de um ser supremo, Ele existe e se permite tais acontecimentos é por que espera um crescimento natural vindo de nós mesmos. Uma consciência de que, se cada um fizesse sua parte, o mundo poderia ser bem diferente do que estamos vivendo agora.

Mesmo assim, algumas pessoas poderiam indagar: mas onde estão os anjos? Eles não existem? Não estão a serviço de Deus e sua vontade? Sim, justamente isso, estão à serviço de Deus e sua vontade, por isso, eles intervém somente quando lhes é permitido.

Mas, não estou aqui neste momento para falar a respeito de questionamentos a respeito da existência de Deus ou não, neste momento, quero falar de um dos grandes anjos do Senhor que está nos observando atentamente, esperando o momento certo para interceder em nossos caminhos: São Miguel Arcanjo. 

Falando nisso: quem é São Miguel Arcanjo

Bom, São Miguel Arcanjo, como disse acima, é um dos anjos do Senhor que estão sempre nos espreitando para nos socorrer em algum momento extremamente delicado. Miguel significa “Quem como Deus”, que podemos assumir que, não que seja como Deus, por que nenhum é, entretanto, é o que mais se aproxima da mesma filosofia, digamos assim.

São Miguel Arcanjo é um dos grandes protetores dos filhos de Deus, responsável pelas igrejas e também, um dos príncipes do céu. É o anjo que trabalha a justiça e o arrependimento, além de ser aquele que combate as forças maléficas e também, o padroeiro dos paramédicos, das batalhas e dos paraquedistas.

As aparições de São Miguel Arcanjo

Na história, tivemos duas aparições deste santo protetor. A primeira foi por intermédio de São João Evangelista que, ao chegar à região de Colossos, anunciou que São Miguel protegeria aquela cidade, foi aí que surgiu, na entrada da cidade uma fonte, onde, os enfermos com o sinal da cruz, ao invocarem o nome do arcanjo, seriam curados de todos os males.

No Monte Gargano, um novilho refugiou-se em uma caverna, o pastor atirou uma flecha com intuito de afugentá-lo e trazê-lo para fora. A flecha atirada, voltou com a mesma velocidade e feriu o pastor.

O Bispo de Siponto soube do estranho fato e, percebendo ali a mão sutil de Deus, ordenou que fosse realizado um jejum de três dias em toda diocese e pediu que o Senhor revelasse o que aquele fato representava.

No final dos três dias de jejum, surgiu diante do Bispo, São Miguel que informou a vontade de Deus, que naquela caverna, deveria ser erguida uma igreja para reviver a devoção e fé dos fiéis na proteção e no amor.

Conheça a Oração de São Miguel Arcanjo


São Miguel Arcanjo,
protegei-nos no combate,
defendei-nos com o vosso escudo
contra as armadilhas
e ciladas do demônio.
Deus o submeta,
encarecidamente o pedimos;
e vós, Príncipe da milícia celeste,
pelo divino poder,
precipitai no inferno a Satanás
e aos outros espíritos malignos
que andam pelo mundo
procurando perder as almas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

Qual a diferença entre anjo e arcanjo

Apesar de estarmos falando sobre o arcanjo São Miguel, propositadamente, escrevi em determinados lugares “anjo” com intuito de explicar neste bloco as diferenças entre anjos e arcanjos, lembrando que, o mundo espiritual é extremamente organizado para que tudo funcione em plena harmonia.

Vamos começar pelos arcanjos: quem são os arcanjos? 

Os três arcanjos mais conhecidos são: Gabriel (Força de Deus), Miguel (Quem como Deus) e Rafael (Medicina de Deus). Os arcanjos costumam ser enviados por Deus em missões de extremamente importantes em nosso plano. 

São anjos de brilho luminoso que foram designados a cuidarem da humanidade. E é por isso que cada um conta com uma especialidade, justamente para estarem trabalhando entre  nós e cumprindo a vontade de Deus. São responsáveis por levar a palavra de Deus aos povos.

Quem são os anjos?

Já os anjos, apesar de serem menores que os arcanjos, tem um papel fundamental nos planos de Deus. Você com certeza já ouviu falar sobre anjo da guarda, correto? Provavelmente, até já rezou para ele em algum momento ou nunca… Se essa última for seu caso… Separe um tempo para ele, ok?

Os anjos são responsáveis por cada um de nós. Eles tem a finalidade de nos desviar do mal e nos levar para o bem, nos defendendo dos inimigos visíveis ou não. Eles estão sempre conosco e sempre velando nossa vida espiritual e corporal.

Nos enviam positividade e bons pensamentos para que superemos os momentos difíceis de nossa existência da maneira correta. Esses anjos, estão mais próximos da humanidade e por consequência, estão mais preocupados com as questões humanas. E como dito, acima, cuidam e prezam por nossos corações.

Esteja sempre com os ouvidos bem abertos

Mesmo você acreditando ou não, existe algum anjo por perto, sempre falando ao nosso ouvido, indicando o melhor caminho ou recomendando que não sigamos por determinado lugar. Geralmente, chamamos essa voz de “consciência”, de “intuição”, porém, é apenas a voz de nosso anjo tentando nos livrar do mal.

Por isso, atente-se para sua intuição, leve em consideração aquela vontade inesperada de mudar de caminho ou de fazer alguma coisa de bom para alguma outra pessoa. Isso é a voz do anjo em sua cabeça lhe mostrando como seguir o caminho de uma maneira que lhe renderá ótimos frutos e muita felicidade.

Aproveite o momento para conhecer nossos outros textos:

Sobre o autor

Augusto Marques

8 Comentários

  • Gostei muito dessa postagem, pq trás luz no nosso dia a dia. É uma reflexão maravilhosa, pois, muitas vezes realmente nós pensamos e vivemos com certa descrença, principalmente em momentos difíceis q não sabemos como sair daquela situação. Vem aí aquela frase dura: Deus não existe e muito menos os anjos.
    Parabéns! Ideia brilhante de nos fazer esperar com muito amor no coração. Deus no seu coração.

  • Parabéns pelo texto. Muito bom conhecer a história e a importância dos anjos e arcanos em nossa espiritualidade.

  • São Miguel Arcanjo…ando muito ligada a ele ultimamente.Obrigada por falar sobre ele…

  • Muito bom aliás ótimo, conhecer a história. De magnitude espiritual tão bela ,forte,e doce. Assim que vejo de coração.

  • Gostei muito , desta reflexão ouço a oração de são Miguel todas as noites , e na hora de dormir , e na hora de levantar kk . Parabéns pela postagem . Felicidades pra todos nós …

  • Sou. Apaixonada pós São Miguel arcanjo e espiritualmente sempre o enviei em minhas dificuldades e sempre obtenho a sua resposta e sua ajuda

Deixe um comentário