A ansiedade atinge cerca de 19 milhões de brasileiros, sendo considerada o mal do século. De sintomas leves a questões patológicas mais graves, fato é que o uso da aromaterapia com óleos essenciais para ansiedade demonstra ser uma terapia alternativa eficaz para a redução do estresse e das preocupações com o futuro.
A ansiedade é uma resposta biológica normal – e necessária – do cérebro humano, que ativa sentidos e respostas ao se ver diante de situações perigosas ou grandes desafios.
Ela passa a ser prejudicial quando aparece em qualquer tipo de situação minimamente desafiadora e passa a atrapalhar tarefas cotidianas. Nesses casos de ansiedade patológica, recomenda-se buscar ajuda profissional.
Agora, se você deseja ter dias e noites de sono mais tranquilas, sem estar constantemente preocupado sem razão aparente, ou até mesmo complementar o tratamento convencional, este artigo é para você. Nele, irei trazer 5 óleos essenciais para ansiedade que você irá gostar de conhecer.
Sintomas da ansiedade
Antes de listar algumas indicações de óleos essenciais, é preciso entender quais são os indícios apresentados pela ansiedade, tanto no corpo físico quanto na mente. À primeira vista, eles podem ser considerados normais, por estarem tão presentes no dia a dia.
O que deve servir de alerta é justamente a intensidade e a interferência causada por essas sensações. Entre os principais sintomas, posso citar:
- Angústia constante;
- Preocupações exacerbadas em relação ao futuro;
- Falta de concentração;
- Medo frequente;
- Baixa autoestima;
- Palpitação;
- Suor em excesso;
- Sensação de calor;
- Compulsão alimentar;
- Falta de controle dos pensamentos;
Se você anda sofrendo com dois ou mais sintomas da lista, é hora de começar a se cuidar para que a ansiedade não se torne um bicho de sete cabeças em sua vida. Vem descobrir como a aromaterapia pode te auxiliar.
Como controlar a ansiedade com aromaterapia
Para níveis leves e não patológicos, ou até como terapia complementar em casos mais críticos de ansiedade, o uso da aromaterapia tem demonstrado melhoras significativas nos sintomas e sensações incômodas causadas por ela.
Essas essências são extraídas de partes de plantas, como raízes, caules, folhas e flores, e dão vida aos óleos essenciais, compostos químicos concentrados que carregam determinadas propriedades.
Mas como a aromaterapia funciona exatamente nos casos de ansiedade? A partir da inalação de óleos essenciais específicos, geralmente extraídos de plantas com propriedades calmantes, o aroma chega até o cérebro. Ele chega até o sistema límbico, região responsável pelas emoções e comportamentos, e regula sentimentos de estresse, medo e preocupação.
Ficou curioso para descobrir quais são os óleos essenciais para ansiedade mais utilizados? Então continue a leitura para descobrir cinco deles.
Os 5 melhores óleos essenciais para ansiedade
Com diferentes formas de uso, os efeitos dos óleos essenciais podem ser aproveitados de diferentes maneiras. Inalação direta, aromatizador, difusor pessoal e aplicação na pele são algumas delas.
Seja qual for a forma escolhida, os óleos indicados para amenizar os sintomas de ansiedade serão ótimos companheiros para trazer mais tranquilidade, concentração e foco no presente.
1. Lavanda
Óleo mais popular da aromaterapia, a lavanda possui propriedades capazes de reduzir os níveis de cortisol, hormônio que causa as sensações de estresse e ansiedade.
De aroma suave e agradável, o óleo essencial de lavanda é extremamente relaxante e ainda ajuda a proteger o sistema cardiovascular. Dessa forma, ajuda a:
- Diminuir a irritabilidade;
- Aliviar os ataques de pânico;
- Reduzir a inquietação;
- Restaurar a paz interior;
- Regular as emoções.
2. Bergamota
Cítrico e marcante, o óleo de bergamota é considerado calmante e relaxante, devido à sua capacidade de diminuir os níveis de glicocorticóides, hormônios responsáveis pelo aumento do estresse e da ansiedade.
Além disso, a inalação de seu aroma reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, propiciando mais calma nas decisões, reduzindo a fadiga, melhorando o humor e trazendo mais paz para enfrentar os desafios do dia a dia.
3. Patchouli
Utilizado na medicina indiana (Ayurveda), o óleo de patchouli possui ação calmante, antidepressiva e ansiolítica. Muitas vezes, é combinado em sinergia com outros óleos para potencializar seus efeitos.
Ele é indicado especialmente para quem sofre com excesso de trabalho e transtorno de ansiedade, pois além de reduzir o estresse, aumenta os níveis de foco e concentração.
4. Laranja doce
Há evidências que demonstram a eficácia do óleo de laranja doce para redução dos níveis de estresse e ansiedade, ajudando seus usuários a relaxar e a descontrair mais facilmente.
Em um estudo, várias crianças foram submetidas a um procedimento odontológico com o uso do óleo de laranja doce, e concluiu-se que sua atuação é capaz de reduzir os hormônios do estresse.
Além disso, seu odor refrescante auxilia mulheres em trabalho de parto a terem seus bebês de forma mais tranquila e relaxada após inalação de água destilada com o óleo.
5. Vetiver
Um pouco menos conhecido, mas de eficácia similar aos outros óleos, o óleo essencial de vetiver é extraído das raízes da árvore de mesmo nome. Na aromaterapia, seu uso é indicado para quem procura mais estrutura e firmeza na vida.
Esse óleo também é bastante conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres e toxinas do corpo. Dessa forma, propicia maior bem-estar e melhoria da saúde mental e emocional.
Viu só como a natureza pode ser sua grande aliada na hora de diminuir os sintomas da ansiedade e diminuir níveis de preocupação em excesso?
Se você ficou interessado em usar óleos essenciais para ansiedade, vai gostar de conhecer nosso Kit Aromaterapia para Ansiedade. O kit une os benefícios calmantes do óleo de lavanda e o estilo, beleza e calmaria proporcionados pela Howlita.
Espero que goste! Gratidão!