fbpx
Espiritualidade

Entenda como aliviar a ansiedade com aromaterapia

Escrito por Augusto Marques

O estresse do dia a dia, os vários compromissos, a relação com a tecnologia e com as redes sociais podem ser fatores capazes de desencadear ansiedade. Diferentemente do que se pode pensar, sentir-se ansioso não é algo incomum.

Esse é um problema que pode afetar não apenas o psicológico, mas também a rotina de uma pessoa ansiosa. Apesar disso, é possível fundamental encontrar maneiras de minimizar ou aliviar os efeitos disso.

Há uma ótima alternativa e que tem vários benefícios que é aliviar a ansiedade com aromaterapia. Para saber mais sobre esse método, como deve ser conduzido e as diversas formas de usar óleos essenciais para a aromaterapia, continue a leitura deste post.

Quais são os sintomas da ansiedade

A ansiedade é um transtorno mental que atinge cerca de 9% da população brasileira. O dado por si só evidencia a importância de atentar para o assunto e buscar maneiras de evitar e/ou remediar o problema.

Apesar disso, não se pode falar em uma ansiedade só: existem diferentes intensidades e sintomas da doença, que acometem as pessoas de variadas formas. Por isso, é muito importante buscar auxílio profissional quando há algum sinal disso. Alguns possíveis sintomas são:

  • falta de ar ou respiração irregular;
  • pensamentos obsessivos, mente muito ativa e falta de controle das ideias;
  • medo e apreensão por motivos aparentemente simples ou até inexistentes;
  • falta de foco e desorganização da fala;
  • suor nas mãos e em outras partes do corpo e taquicardia.

O que é aromaterapia

A busca por produtos naturais é uma tendência no mercado. Em vez de medicamentos industrializados, as pessoas têm buscado cada vez mais esses itens seja para fins alimentícios, cosméticos, de perfumaria e até mesmo terapêuticos.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são um evidente exemplo da situação mencionada acima. Tratam-se de extratos retirados de plantas que têm odores característicos. Quimicamente falando, sua estrutura contém terpenos, terpenos oxigenados, sesquiterpenos e sesquiterpenos oxigenados, além de, em alguns casos, apresentarem diterpenos.

Eles são bastante usados na aromaterapia. Ela, por sua vez, é uma técnica em que, a partir da inalação das partículas, pode-se obter diferentes efeitos no corpo, a depender do óleo essencial escolhido.

Benefícios da aromaterapia

A aromaterapia pode oferecer benefícios como maior sensação de bem-estar, mais tranquilidade, redução do estresse, aliviar sintomas da depressão e da ansiedade, entre outros. Para isso, é fundamental ter conhecimento sobre os óleos essenciais e identificar o que mais se adequa ao objetivo desejado.

Óleos essenciais e seus efeitos

Veja a seguir alguns aromas de óleos essenciais e seus respectivos efeitos.

Capim-limão

O óleo de capim-limão é bastante indicado para a redução dos sintomas da ansiedade. Trata-se de um calmante natural capaz de aliviar as preocupações e o estresse.

Alecrim

É um ótimo calmante natural, além de auxiliar no combate à dificuldade de concentração, falta de memória e enxaqueca.

Limão

O óleo essencial de limão pode ser um aliado quando há falta de energia, ansiedade, além de ser excelente para o fortalecimento do sistema imune.

Eucalipto

O aroma característico do eucalipto é capaz de auxiliar na desobstrução das vias aéreas. Também atua na redução de dores musculares, de cabeça e febre.

Canela

Quando usada na aromaterapia, a canela proporciona descanso físico e mental, reduz a dificuldade de concentração e de relaxamento.

Camomila

Assim como o chá dessa planta, o óleo essencial da camomila proporciona alívio do estresse e redução dos sintomas da depressão.

Lavanda

O óleo de lavanda é indicado para insônia, uma vez que aumenta a sonolência, provoca relaxamento e pode até mesmo melhorar o humor.

Como aliviar a ansiedade com aromaterapia

Como é possível perceber, para aliviar a ansiedade com aromaterapia, é preciso ter em mente os efeitos dos óleos existentes para escolher o mais adequado e, é claro, que tem aroma mais agradável para cada pessoa.

Escolhido o aroma, é hora de identificar qual é o método mais eficaz, o que também pode variar. Existem algumas maneiras de fazer uso dessas substâncias, conforme vamos elencar abaixo.

Aromatizadores de ambientes

Os aromatizadores de ambientes podem ser tradicionais ou elétricos. Os primeiros contam com um frasco repleto de óleo essencial diluído em água e hastes de madeira, embebidas no líquido, exalam o aroma contido. Já os segundos devem ser acionados por meio de energia elétrica, tendo baixo consumo de energia e proporcionando o mesmo efeito que os tradicionais.

Difusores

Os difusores também são elétricos e funcionam como uma espécie de nebulizadores (ou seja, o aroma é liberado pela ebulição do óleo diluído em água). Trata-se de uma maneira prática de fazer aromaterapia para aliviar a ansiedade.

Aromatizador pessoal (colar aromático)

Dados os ótimos efeitos que os óleos essenciais têm em nossas vidas, uma ótima maneira de usufruir disso por extenso período é usá-los em colares aromáticos. Para utilizá-los, basta pingar em um algodão algumas gotas do óleo essencial escolhido para aliviar a ansiedade e colocá-lo dentro do mini compartimento do colar. Com a movimentação, durante o dia, será possível sentir o aroma e se tranquilizar.

Travesseiro

Esse é um jeito bem simples, mas também eficaz de como aliviar a ansiedade com aromaterapia. Basta pingar 5 gotas do óleo essencial em um algodão e colocá-lo próximo ao travesseiro na hora de dormir. Dessa forma, será possível inalar o aroma ao longo da noite, trazendo mais tranquilidade e reduzindo os sintomas.

Banhos e escalda-pés

Os óleos essenciais também podem ter propriedades anti-inflamatórias, calmantes ou hidratantes para a pele. Então, nada melhor do que utilizá-los em um banho de banheira ou escalda-pés. Além dos benefícios do contato direto com o corpo, será possível ainda inalar o aroma exalado pelo vapor da água morna e sentir os efeitos da aromaterapia dessa maneira.

Para saber como aliviar a ansiedade com aromaterapia, é preciso, primeiro, identificar os sintomas, analisar as possibilidades de óleos essenciais e descobrir o melhor jeito de usufruir deles. Seguidos esses passos, são grandes as chances de aliviar os efeitos desse problema e ter uma vida mais leve e harmoniosa.

Para além da ansiedade, a aromaterapia tem diversos outros possíveis usos. Leia nosso post e descubra outros benefícios da aromaterapia para a saúde de maneira geral.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário