fbpx
Outros

6 motivos para comprar biojoias brasileiras

biojoias brasileiras
Escrito por Augusto Marques

Aplicando conceitos de sustentabilidade, beleza e exclusividade, comprar biojoias brasileiras tem se tornado uma tendência no mercado de joias.

As biojoias são acessórios produzidos com materiais naturais e orgânicos provenientes de vegetais e animais, com ou sem a utilização de metais nobres.

Os encantos da floresta e da natureza são agora eternizados no interior das joias ecológicas, que carregam importantes significados.

No post de hoje, você irá conhecer algumas características das biojoias, além de 6 ótimas razões para adquirir uma. Venha comigo!

Características das biojoias

As biojoias chamam atenção pela beleza e originalidade, mas, principalmente, pelos pilares de sustentabilidade que apresenta em todo o seu processo produtivo.

Os recursos naturais disponíveis são reaproveitados na elaboração de cada peça de inúmeras maneiras.

A produção de biojoias também gera emprego e renda em diversas comunidades nos cinco cantos do Brasil. Sua comercialização faz parte de um mercado em expansão que tem conquistado até mesmo o comércio internacional.

Alguns materiais utilizados na confecção das peças ecológicas são:

  • Pedras naturais;
  • conchas;
  • sementes;
  • folhas;
  • madeiras;
  • cascas;
  • flores;
  • penas;
  • escamas.

Esses acessórios combinam os mais variados conceitos e formas, sendo possível encontrar biojoias em formato de anéis, pulseiras, brincos, colares, gargantilhas, pingentes, tiaras, entre outros.

Matérias-primas regionais mais utilizadas

Já pensou em usar um colar temático com materiais da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica, da Caatinga ou do Pantanal?

Cada ecossistema brasileiro apresenta particularidades e riquezas que são aproveitadas na confecção das biojoias, o que as torna ainda mais exclusivas e encantadoras.

Conheça o nome de algumas espécies de plantas encontradas no território brasileiro muito utilizadas na criação dos acessórios:

  • Açaí
  • Buriti
  • Babaçu
  • Tucumã
  • Jarina
  • Capim dourado
  • Juta
  • Palha de bananeira
  • Coco
  • Bambu

Como você pode reparar, são infinitas possibilidades.

Ficou com vontade de saber mais?

Então continue a leitura para conhecer 6 motivos para comprar joias brasileiras e se encantar ainda mais com essa tendência que definitivamente veio para ficar!

1.     Exclusividade

Diferentemente das joias tradicionais, produzidas de forma industrial e em série, as biojoias são confeccionadas de maneira artesanal e autêntica.

Uma peça jamais será igual a outra, afinal, a natureza não repete seus padrões, e é aí que reside a verdadeira inspiração e beleza. Mesmo peças que apresentem a mesma referência, terão resultados finais exclusivos.

Com a quantidade de materiais, cores e texturas disponíveis, a natureza passa a fazer parte do dia a dia dos indivíduos com uma nova roupagem.

O verdadeiro valor da biojoia reside na criatividade e na habilidade do designer, que tem o meio ambiente como fonte de inspiração para a criação de adornos exclusivos.

Se seu desejo é adquirir um acessório único, diferenciado e de beleza ímpar, uma biojoia com certeza é a melhor opção!

2.     Valorização da cultura local

Na produção das biojoias, mais do que os materiais utilizados, o que conta é o caminho percorrido até o produto final.

As biojoias contam a história e os costumes dos povos brasileiros, resgatando e valorizando suas raízes.

Esses acessórios trazem em seu interior o trabalho e a cultura de comunidades quilombolas, tribos indígenas, populações ribeirinhas e vilarejos do sertão.

São esses habitantes que melhor conhecem a verdadeira essência da natureza, seus mistérios e preciosidades.

Em Manaus, por exemplo, o mercado de biojoias ganha cada vez mais espaço, assim como em outras localidades do norte e nordeste do país.

Dessa forma, além de enfeitar e compor o visual, as biojoias brasileiras carregam e contam histórias de diferentes comunidades do país.

3.     Incentivo aos pequenos artesãos

Devido a seu caráter artesanal e ecologicamente correto, a produção de biojoias envolve a valorização do mercado local.

Muitos artesãos não possuem toda a infraestrutura para a comercialização dos produtos. Por isso, é bastante comum que a confecção das joias seja feita na própria residência do artesão, de maneira informal.

Além disso, pequenas comunidades de todas as regiões do Brasil vivem do extrativismo, e o mercado de biojoias tem gerado oportunidades de emprego, capacitação artesanal e troca de experiências entre esses pequenos produtores.

A melhoria do contexto social é uma consequência desse mercado em expansão, que realiza parcerias e projetos com tribos indígenas, povos da floresta, e até idosos, como forma de terapia alternativa.

Nada melhor do que adquirir um produto que também está envolvido em causas sociais, visando o bem-estar da população, não é verdade?

4.     Uso de produtos sustentáveis

Estamos em uma era em que ser ecologicamente correto é sinônimo de estar na moda.

E esse é um dos maiores motivos pelo qual as biojoias têm chamado tanta atenção!

A produção de biojoias brasileiras são sustentáveis, utilizando de forma consciente os recursos naturais e conservando o meio ambiente.

O conceito de sustentabilidade é entendido como um sistema de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da sociedade atual, sem que comprometa a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.

Durante todas as etapas do processo de confecção são adotadas ações ecologicamente corretas: da busca de insumos na natureza aos produtores envolvidos, até o método de vendas para os consumidores

Grande parte da matéria-prima utilizada são materiais que seriam descartados, mas que tomam forma e dão vida a joias ecologicamente amigáveis.

5.     Utilização de pedras naturais e cristais

Não dá para negar o encanto trazido pelas biojoias brasileiras. Pedras naturais e cristais dão o toque final nas peças, com todos os seus poderes místicos e capacidades de transmutação de energias.

Esses elementos naturais possuem energias e propriedades conhecidas desde a antiguidade, carregando a história e a energia interior do planeta Terra.

Podem ser usados em terapias, sessões de proteção energética ou elevação espiritual, sendo capazes de atrair ou repelir vibrações dos indivíduos e dos ambientes.

Na confecção de biojoias, os cristais e pedras mais utilizados são:

  • Ágata;
  • pedra do sol;
  • quartzo;
  • ametista;
  • jade;
  • turquesa;
  • ametista;
  • obsidiana;
  • turmalina.

Cada pedra possui características e propriedades específicas, e adquirir uma biojoia com cristais permite que você tenha acesso a uma poderosa fonte natural de energia no dia a dia.

6.     Modernidade e sofisticação

Consciência socioambiental, personalidade única e proteção. Somente essas características já seriam suficientes para comprar uma biojoia brasileira, não é verdade?

Mas eu não poderia deixar de te contar sobre a modernização e sofisticação que essas joias possuem.

Os produtos naturais já viraram tendência também no mercado externo. Lojas internacionais que comercializam itens sustentáveis do Brasil adotaram o termo “tropic concept”, conceito tropical, para se referirem às biojoias que atrelam consciência ambiental, criatividade e sofisticação.

Esses acessórios dispõem de alto valor agregado, devido à singularidade desde a sua origem, com a incorporação dos pilares de sustentabilidade em todos os âmbitos.

Além disso, muitas biojoias apresentam em sua composição metais nobres, sendo folheadas a ouro e prata, que dão o toque final de elegância para as peças.

Assim, misturam elementos modernos e clássicos, criando um contraste impressionante.

Como você pode perceber, usar uma biojoia hoje, além de demonstrar exuberância e requinte, é expressar um posicionamento sustentável em relação ao meio ambiente e às questões sociais.

Agora que você já descobriu várias razões para comprar biojoias brasileiras, passe em nossa loja e conheça o colar Árvore da Vida em capim dourado, criado de maneira totalmente sustentável.

Adquirir uma joia nunca foi tão satisfatório, pode ter certeza!

Gratidão!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário