Nossa casa representa o refúgio da agitação do dia a dia. É onde cultivamos o amor pela família, recebemos os amigos, descansamos e recarregamos nossa energia. E devemos não apenas decorá-la do nosso jeito, mas também compor os ambientes em busca da harmonia energética. É essa a proposta do Feng Shui com Yin e Yang.
Enquanto a teoria Yin e Yang envolve a harmonização de duas energias de características opostas e, ao mesmo tempo, complementares, o Feng Shui reúne técnicas que visam recompor a frequência vibracional dos ambientes. Assim, esses dois conhecimentos se integram para tornar a casa um local agradável e protegido.
Mas como aplicar essas práticas nos cômodos de sua casa? É o que vou te mostrar a seguir com 5 dicas que você pode começar a colocar em prática agora mesmo. Vamos lá?
Entendendo o conceito de Feng Shui com Yin e Yang
De acordo com as técnicas chinesas milenares, tudo o que somos, enxergamos e tocamos faz parte de um conjunto integrado, que está em sincronicidade com o universo.
E com a nossa casa não seria diferente, pois as energias presentes em cada cômodo devem ser constantemente canalizadas e equilibradas.
Feng Shui
A sabedoria dessa filosofia chinesa envolve muito mais do que técnicas de decoração para deixar os ambientes mais bonitos. De acordo com o Feng Shui, é preciso estabelecer o equilíbrio entre as energias dos ambientes a partir da disposição de objetos e móveis com a aplicação de técnicas específicas.
Dentro da teoria do Feng Shui, acredita-se que as forças Yin e Yang fazem parte de um plano maior, de um todo, que precisam estar em constante reestruturação para que exista um fluxo de energia saudável entre tudo o que existe no universo. Com isso, ocorre a atração da boa sorte, felicidade, prosperidade e proteção.
Yin e yang
Tudo o que existe possui Yin e Yang em sua essência, sendo que, em cada ser ou objeto, um se sobrepõe ao outro.
Yin ressalta características do que é:
- Par;
- claro;
- calmo;
- frio.
E Yang representa o que é:
- Ímpar;
- escuro;
- agitado;
- quente.
Yin também representa uma energia passiva, contida em músicas calmas, cores profundas e imagens e sons da água. É ideal para ser explorada no quarto e no banheiro, promovendo relaxamento e calmaria.
Já Yang é uma energia ativa, expressa em cores vibrantes, altitudes e músicas agitadas. É uma ótima energia para ser explorada na sala, cozinha e sala de jantar, ambientes onde geralmente reunimos a família e os amigos e que demandam uma atmosfera mais animada.
Cada objeto ou ser possui características mais acentuadas de uma das forças, e por isso é necessário criar sempre um contraponto inserindo elementos mais Yin ou mais Yang, de acordo com cada ambiente. O objetivo final é ter uma casa que reflita o equilíbrio entre as duas forças, atraindo somente felicidade e afastando energias negativas.
Agora que você entendeu como os conceitos de Feng Shui e Yin e Yang se relacionam, vou compartilhar as 5 dicas que prometi. Preparado?
1. Use as cores a seu favor
A escolha das cores nos ambientes gera diferentes efeitos, podendo proporcionar serenidade, atenção, esperança, otimismo e até fome.
Existem estudos que comprovam a influência das cores no nosso dia a dia, demonstrando como o cérebro humano percebe os diferentes tons e os transforma em emoção.
Sabendo que Yin se refere a cores mais profundas e à escuridão, é interessante manter o quarto, por exemplo, com as paredes pintadas em tons suaves e opacos, como bege, marrom e azul.
Também é indicado inserir móveis de cores mais escuras, como madeiras de tons mais castanhos, para que eles absorvam o excesso de luminosidade. Assim, você gera sensações de aconchego e relaxamento, melhorando as noites de sono e as práticas de meditação.
Já na sala de jantar e na cozinha, é interessante abusar das cores vibrantes, como laranja, amarelo e vermelho, representadas pela energia Yang. Além de estimular o paladar, você aumenta a disposição e o bom humor naturalmente. Nada melhor do que manter o entusiasmo ao receber os amigos em sua casa, não é mesmo?
2. Escolha objetos e plantas adequados
Na filosofia chinesa, acredita-se que alguns objetos e plantas transmitem ou eliminam energias, devido às características Yin e Yang que carregam em seu interior.
Algumas plantas atuam como fio terra, absorvendo as energias negativas do cômodo e as acumulando e transformando no solo. É interessante ter ao menos uma planta em sua casa, sendo as mais indicadas para esse fim a espada-de-são-jorge, arruda, alecrim, avenca e lírio-da-paz.
Alguns objetos são considerados essenciais para se ter em casa, segundo os chineses, pois possuem significados sagrados e profundos. Abaixo, trago alguns exemplos:
- Vaso alto: relacionado ao caráter Yang, atrai bem-estar e saúde;
- Relógio: simboliza a brevidade da vida e deve ser colocado em locais de maior movimento (Yang), como a cozinha.
- Fonte de água: representa o ciclo da vida e transmite tranquilidade (Yin), e deve ser colocado na área externa da casa ou na sala, onde há maior fluxo de energia.
Esses elementos, além de servirem como itens de decoração, trazem mais leveza e transformam a harmonia do lar.
3. Disponha os móveis adequadamente
Além de escolher objetos e móveis estratégicos, é preciso pensar onde você irá posicioná-los, sempre buscando manter a circulação do fluxo de energia.
Na sala, as janelas, por exemplo, não devem ser bloqueadas por móveis por sofás ou estantes. Móveis maiores, por sua vez, devem estar a uma distância confortável de outros objetos, para evitar a retenção e estagnação de energia.
Já na cozinha, o forno não deve ser colocado próximo da geladeira ou da pia, além de ser preferível o uso de móveis de formas arredondadas, para gerar sensações de segurança e acolhimento.
Com a disposição correta dos móveis, de acordo com o equilíbrio entre os opostos Yin e Yang, enfrentar os desafios diários se torna mais fácil, pois as energias estarão em constante renovação.
4. Utilize a energia das pedras e cristais
Esse é um dos métodos mais poderosos dentro do Feng Shui, devido à energia concentrada no interior das pedras e cristais. Esses elementos carregam vibrações seculares da Terra, e auxiliam na purificação, eliminação ou transmutação das energias presentes nos ambientes.
Para manter o ambiente sempre criativo e convidativo, a ágata é uma ótima pedida. Suas propriedades são associadas à imaginação e à ligação do inconsciente (Yin) com o mundo real (Yang).
Para quem deseja atrair prosperidade, recomenda-se posicionar um amuleto de quartzo próximo à entrada da casa. Seus potenciais energéticos atraem a energia da riqueza, da abundância e do equilíbrio.
Já para manter as energias negativas afastadas, a obsidiana negra traz em seu interior a sabedoria do elemento terra (Yin), sendo capaz de dissolver vibrações negativas e criar um escudo de proteção contra a inveja e o mau olhado.
5. Aproveite a luz natural e artificial
Nada mais agradável do que acordar apenas com poucos feixes de luz entrando pelas janelas, sem muita claridade invadindo o cômodo. Por isso, o quarto deve ser um local sagrado, relacionado à calma e à escuridão.
Ambientes relaxantes demandam mais qualidades de Yin, com luz natural e indireta. Janelas menores, mas que ainda possibilitam a circulação do ar, são uma boa alternativa. Você pode acrescentar cortinas de cores suaves e de material delicado, que deixem a luz entrar naturalmente, ou um abajur, para criar um clima mais aconchegante durante a noite.
Já em cômodos onde você prefere que as pessoas se mantenham ativas, como o quintal, o escritório e a cozinha, a energia Yang deve prevalecer, mantendo-se iluminação adequada com maior incidência de luz. Para isso, você pode utilizar janelas amplas e lâmpadas mais brilhantes e potentes.
Você já seguia intuitivamente alguma dessas técnicas de Feng Shui com Yin e Yang? Atentar-se para a presença e para o equilíbrio das energias Yin e Yang em seu lar é essencial para que seja um local em que só há espaço para as boas vibrações e para a felicidade.
Sugiro a você que compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também possam colocar essas dicas em prática. Assim, você e as pessoas que tanto ama terão a oportunidade de vibrar na mesma frequência de harmonia e paz.
Olá Augusto
Gostei do seu texto intitulado “O que é Yin e Yang ? Entenda o conceito na cultura chinesa”
Se possível, gostaria de entrar em contato com vc., via e-mail, para esclarecimentos adicionais sobre o referido texto.
Grato
Ronaldo Bonifácio
Olá, Ronaldo!
Você pode entrar em contato comigo no e-mail augusto.marques@aurha.com.br
Gratidão!