fbpx
Chakras

Glândula pineal: O que é e como ativá-la?

terceiro-olho-glandula-pineal
Escrito por Augusto Marques

A glândula pineal faz parte da estrutura do nosso organismo. O nosso corpo, para um funcionamento perfeito, conta com uma série de estruturas que além de fundamentais contam com funções importantes.

A exemplo disso são as glândulas. Elas são responsáveis pela secreção e produção de substâncias vitais para nosso organismo e hormônios. 

Devido seu papel em nosso organismo, algumas glândulas são focos de estudos e pesquisas. Contudo, existem algumas que ainda são um mistério até mesmo para a ciência, imagine então para nós.

Essas glândulas são conhecidas como órgãos vestigiais e, dentre elas, está a glândula pineal.

Você sabe o que é a glândula pineal?

A glândula pineal é uma diminuta estrutura que está localizada bem no centro de nosso cérebro. Ela é revestida por um tecido semelhante aos da meninges, que é mais conhecido pelos estudiosos como “pia-mater”.

Essa glândula que é o foco de nosso artigo, e conta com cerca de cinco milímetros de diâmetro, apresentando uma coloração vermelho-acinzentada. Também chamada de epífise neural.

Qual a função dessa glândula?

Como falamos, a glândula pineal é considerada por pesquisadores um órgão vestigial, ou seja, um órgão atrofiado que não conta com nenhuma função aparente. 

No entanto, alguns estudos indicaram que a glândula pineal contribui para alguns ciclos vitais de nosso organismo, como o ciclo do sono, esforços, regulação sexual, entre outras funções vitais.

Glândula Pineal e sua relação com os hormônios

Apesar de não ter sido profundamente estudada, a glândula pineal é responsável pela secreção e produção de melatonina, hormônio importante para a indução do sono e também está ligada ao nosso metabolismo diário.

A melatonina é um hormônio extremamente importante para nosso corpo. Ele é responsável por regulamentar o ciclo circadiano que, por sua vez, tem a função de organizar nossas atividades e funções, enquanto dormimos ou durante alguma atividade.

É esta glândula que nos define como seres diurnos. Ela começa a produzir o hormônio do sono conforme vai escurecendo. É a forma de preparar o nosso organismo para o descanso diário.

Enquanto dormimos, os níveis de melatonina atingem o grau máximo e começam a decair conforme o dia vai clareando, e desta forma, vamos sentindo a necessidade de levantar e começar o nosso dia.

Pressão Sanguínea

Estudos recentes apontam que o hormônio produzido pela glândula pineal tem um impacto positivo no coração e também na circulação do sangue, por essa razão, tem sido alvo de estudos na busca por tratamentos cardiovasculares e circulação.

A saúde da mulher

Nas mulheres, a produção do hormônio pode apresentar impacto no ciclo menstrual, ou seja, quanto menos a mulher dorme, mais exposta estará à luz diurna e, consequentemente, seu ciclo menstrual poderá apresentar algumas irregularidades.

Glândula Pineal e o Câncer

Estudos utilizando cobaias apontou que a excessiva exposição à luz pode causar uma diminuição considerável na produção da melatonina e, consequentemente, tais estudos apresentaram como resultados o desenvolvimento de câncer de cólon.

Glândula Pineal e a Serotonina

Além do hormônio melatonina, a glândula pineal é responsável por outro hormônio importante, serotonina, este hormônio é responsável pela comunicação de nossos neurônios, ou seja, é um neurotransmissor que também auxilia no sono, apetite, no humor, sistema digestivo, temperatura do organismo, entre outros.

A glândula funciona da seguinte forma com esses dois hormônios: ao escurecer, começa a produzir o hormônio melatonina, e quando o dia começa a clarear, passa a produzir a serotonina. 

Você sabe quando está com os níveis de serotonina baixos demais? Veja, a seguir!

  • Sono durante o dia;
  • Aumento de vontade de ingerir doces;
  • Mau humor no período da manhã;
  • Dificuldade de aprendizados;
  • Fome constante;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de memória;
  • Falta de concentração.

Você quer saber como ativar sua glândula pineal?

E agora que você conhece um pouco a respeito da importância dessa glândula, que tal aprender um pouco em como estimulá-la para melhor garantir ao seu organismo os hormônios necessários para esses dois períodos importantes?

Se você quer ter uma noite tranquila e realmente saudável de sono, é aconselhável que não exponha-se demais à claridade.

Por isso, alguns médicos recomendam que, ao deitarmos estejamos com o televisor desligado e também o celular. Em razão de que eles emitem luz, acabam influenciando na produção do hormônio do descanso.

Agora, se você está querendo ativar a produção de serotonina, nada mais indicado que esteja perto de uma fonte de luz. Desta forma, a glândula pineal estará em constante produção deste hormônio tão necessário para realizarmos nossas tarefas.

Terceiro olho

Esta glândula também tem uma ligação muito importante com o terceiro olho. Esse olho seria responsável pela ligação dos seres humanos com o mundo espiritual e também é conhecido como “olho da consciência”.

Os povos antigos davam importância para essa glândula e prova disso sãrrrrro os hieróglifos com a representação do Olho de Hórus que, por sua vez, quer dizer “o olho que tudo vê e tudo sabe” e que está ligado a luz e espiritualidade.

Glândula pineal e o Espiritismo

Para o espiritismo de Allan Kardec, a glândula pineal é a ligação de nossa existência com o plano espiritual e mental. Essa parte é responsável pelo corpo etéreo e também pelas emoções, incluindo as práticas sexuais.

E para encerrar, pudemos compreender que trata-se de uma glândula extremamente importante para o equilíbrio de nossas energias e organização de nossa disposição.

Independentemente de sua função, é necessário que atentemos para nossos costumes em relação à uma vida mais sadia e de qualidade!

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário