Permeada por simbolismos e influências, a lua é o único satélite natural da Terra. Mas você sabe exatamente quais são as fases da lua e seus significados?
Esse astro promove uma atração eletromagnética sobre a Terra e todos os seus habitantes e fenômenos naturais, influenciando os seres humanos, as marés e até a agricultura.
Me acompanhe neste artigo para descobrir mais sobre os estágios da lua, suas influências e como aproveitar cada uma de suas fases.
A influência das fases da lua
Devido à proximidade com a Terra, a lua exerce considerável força gravitacional sobre o planeta.
Conforme esse satélite natural orbita em torno da Terra, a incidência da luz do sol sobre sua superfície se altera, dando forma a quatro fases diferentes, que duram cerca de 7 dias cada.
São elas:
- Lua nova
- lua crescente
- lua cheia
- lua minguante
A lua possui significados diversos e, desde épocas remotas, é utilizada como orientação nas colheitas, cortes de cabelo, ciclos menstruais e na Astrologia.
Na astrologia, por exemplo, a lua no mapa astral refere-se às emoções, aos afetos e aos relacionamentos, representando o lado emocional dos indivíduos.
A lua também possui papel importante na natureza, interferindo na duração dos dias na Terra, nas chuvas e nas marés.
Agora, entenda melhor como esse astro interfere diretamente no acompanhamento das colheitas, nos cortes de cabelo e nas marés.
Acompanhamento da colheita
Camponeses e antigos povos já usavam a influência da lua nos cultivos e colheitas. Muitos agricultores relatam considerável aumento na produtividade com a aplicação dos saberes lunares.
Para os cuidados com plantas e frutos, cada fase da lua deve ser levada em consideração:
Lua nova
A lua nova carrega a promessa de renovação de ciclos, de abastecimento para o que vem a seguir. É uma ótima hora para semear novas plantas e emanar vibrações positivas às sementes para que nasçam fortes e saudáveis.
Lua crescente
Na fase crescente da lua, as plantas utilizam seus recursos e energia para desenvolver caules, flores e folhas, atraindo a seiva para a parte superior. Assim, é o período ideal para o plantio de frutas, cereais e verduras.
Lua cheia
Neste estágio, a seiva das plantas concentra-se na copa, favorável para o desenvolvimento das flores. Também é indicado que se faça a colheita de plantas curativas e medicinais, devido à maior concentração de seiva no interior das ervas e frutos.
Lua minguante
Durante a fase minguante, os nutrientes se deslocam para o sistema radicular, sendo uma época favorável para a colheita de tubérculos e raízes, como batata, cenoura, mandioca e beterraba.
Corte de cabelo
Alguma vez você já deu uma olhada no calendário lunar antes de mudar o visual no salão?
Acontece que os ciclos lunares exercem forte influência também nos cortes de cabelo, e cada fase é propícia para determinado fim.
- Lua nova: favorável para quem quer renovar o visual aproveitando esse período de transformação.
- Lua crescente: como o próprio nome indica, para quem deseja estimular o crescimento saudável dos fios, deve-se cortar o cabelo durante a lua crescente;
- Lua cheia: melhor fase para dar mais volume aos cabelos, sendo indicada para quem possui fios finos e ralos.
- Lua minguante: ideal para conservar o corte ou para mantê-lo curto, pois o crescimento dos fios é mais lento durante esse período;
Influência nas marés
A força gravitacional lunar impacta diretamente na composição líquida da Terra, principalmente nos oceanos.
O movimento de rotação da lua faz com que metade do planeta sempre esteja voltado para ela.
Dessa forma, os mares localizados de frente para o astro apresentam maré alta, enquanto as marés baixas ocorrem do outro lado.
Outro fator importante nessa influência é o alinhamento entre sol e lua. Na fase de lua nova, por exemplo, sol, Terra e lua estão alinhados e somam suas forças equatoriais, responsável pela época de marés mais alta.
A lua e a energia feminina
Sabia que a lua e o lado feminino estão intrinsecamente relacionados?
Durante o estágio crescente da lua, mulheres de antigas tribos reuniam-se para diversas atividades em conjunto: criação de artesanatos, decoração dos espaços, fabricação de instrumentos e realização de oferendas à natureza.
Dessa forma, davam boas-vindas a um novo ciclo que estava começando.
E esse ritual não acontecia à toa.
O corpo da mulher reflete de maneira similar os estágios da lua, e até suas características. Assim como o ciclo menstrual, cada ciclo lunar possui duração de cerca de 28 dias e passa por quatro fases.
O feminino, ao mesmo tempo em que representa a quietude e a escuridão, também conduz brilho e poder.
Já na filosofia chinesa, a lua carrega a energia yin, característica do que é feminino, fluido, intenso e emocional.
Esse astro abre as portas para o mundo interno, para as emoções e para a intuição.
E cada estágio lunar traz ensinamentos e oportunidades diferentes. Entenda agora quais são as fases da lua e como você pode levá-las em consideração nas decisões e atividades do dia a dia.
Quais são as fases da lua e como usá-las a seu favor
Assim como todo ciclo, as fases da lua apresentam início, desenvolvimento, pico e renovação.
Saiba como aproveitar cada um de seus períodos:
Lua nova
Nessa fase, lua e sol ficam perfeitamente alinhados e entram em conjunção. No céu, ela fica quase imperceptível.
A lua nova simboliza um momento de recomeços, de mudanças e de renovação. Em geral, o humor fica mais estável e a ansiedade diminui.
Qualquer ato ou intenção adquire mais força e expressão, sendo um ótimo período para introduzir novas ideias e projetos.
O instinto também fica mais aguçado, por isso confie no que seu Eu Superior está tentando te dizer nessa fase.
Lua crescente
A lua crescente ocorre quando o ângulo entre a Terra, a lua e o sol é de praticamente 90 graus. É possível visualizar apenas metade do astro, estando a parte iluminada em crescimento.
É um período favorável para o desenvolvimento e para a concretização de ideias. É uma fase acelerada, que pede equilíbrio e ponderação.
Por isso, foque nos projetos que já tiveram início e tente resistir ao desejo de atirar para todos os lados.
É considerada também uma boa época para começar relacionamentos e fazer lançamentos de projetos.
Lua cheia
A lua cheia caracteriza-se pela visibilidade completa da circunferência do astro no céu. Nesse estado, a lua se opõe totalmente ao sol em relação à Terra.
É um período poderoso de realização, plenitude e de manifestação. A lua cheia traz os bons resultados de tudo o que foi intencionado nas fases anteriores.
Todas as energias ficam acentuadas e intensas durante esse período. Por isso, cuidado com o tipo de vibração que você está emanando. Se você estiver insatisfeito e mal humorado, essas sensações podem se manifestar com mais impacto.
Você pode aproveitar para realizar atividades que demandem público e para participar de encontros amorosos, pois as pessoas demonstram mais sociabilidade e extroversão.
Lua minguante
A luz refletida pelo sol na lua passa a diminuir progressivamente, formando a figura da letra “D” no céu.
O período sugere interiorização e recolhimento, carregando a energia de síntese e introspecção.
Aproveite para fazer uma análise geral de sua vida, tanto para se adaptar ou aceitar o que não pode ser mudado. Também é uma boa época para analisar questões pendentes, encerrar relacionamentos desgastados e finalizar projetos pendentes.
Poderosa, brilhante, lúdica e vistosa, a lua carrega significados impressionantes, não é mesmo?
Sua mágica feminina apresenta ciclos perfeitos que interferem diretamente no cotidiano dos seres humanos e da natureza.
Agora que você já sabe quais são as fases da lua e suas principais influências, sugiro conhecer mais sobre a pedra da lua, símbolo de energia e de poder feminino. Depois me conta o que achou?
Gratidão e até a próxima!
obrigada Augusto por me enviar este artigo sobre a Lua, adorei!
Muito feliz que você gostou, Fabiana! 🙂