fbpx
Outros

Conheça os rituais de primavera e celebre a estação das flores

Escrito por Augusto Marques

Chegamos à época de ano marcada pelo florescimento, pelas boas vibrações e pela Mãe Natureza. Todas as estações do ano possuem seu encanto, mas o equinócio da primavera é um momento especial de renovação e de abundância. E com ela, iniciam-se os rituais de primavera.

As estações afetam toda a nossa vida, nosso ânimo e o clima do planeta. Durante o inverno, nos tornamos mais introvertidos e reflexivos. Já a primavera chega com ares de esperança, nos dando a oportunidade de recarregar as energias, de absorver as forças da natureza e de renascer.

Até os pássaros cantam com mais alegria durante a primavera, já reparou? E é devido a esse caráter de transformação e de renovação que é importante entendermos seus significados, alguns de seus rituais, e como aproveitar ao máximo cada dia dessa estação. É o que vou te contar no post de hoje.

A primavera e seus significados

O início da primavera ocorre devido a um fenômeno denominado equinócio, que significa “noites iguais”. Ele ocorre duas vezes ao ano, durante a primavera e o outono, quando a luz do sol incide de maneira igual nos dois hemisférios do planeta. Dessa forma, os dias e as noites possuem a mesma duração.

É o momento de a natureza se reerguer do inverno e de transformar as noites frias em dias coloridos e acolhedores. A vegetação passa a brotar, demonstrando a manifestação da energia vital da Terra.

Em nosso interior, a primavera significa o início de um novo ciclo, com a possibilidade de nascer e renascer, seja com a criação de novos hábitos, pensamentos ou sentimentos de esperança.

“Uma vez iluminado, você permanece para sempre iluminado. Não há nenhum modo de voltar atrás. Quão mais esplendorosa e quão mais milagrosa será a primavera interior! Ela não é apenas quantitativamente grande, ela é também qualitativamente grande. A busca da verdade é a busca da primavera interior”, Osho.

Deixamos para trás as características mais introspectivas do inverno espiritual e passamos a despertar novamente para os desafios da vida, desbravando novos rumos mais otimistas e determinados. É um momento, portanto, de prosperidade e crescimento.

Os rituais de primavera

Desde a antiguidade, vários povos e tribos celebravam rituais a cada passagem de ciclo da natureza. Esses antepassados entendiam e valorizavam os momentos de equinócio e solstício, devido à importância dos mesmos para a vitalidade de todos os seres que habitam o planeta.

Os rituais de primavera, especificamente, eram valorizados devido ao caráter de fertilidade da época, simbolizando um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza.

Mas você sabe como sociedades antigas festejavam a chegada dessa estação? É o que você vai descobrir a seguir.

Deusa Ostara

Entre os povos antigos da Europa, os espíritos da natureza e as sementes eram honrados e abençoados durante o equinócio de primavera, valorizando a Mãe Natureza.

Era considerada a estação do despertar, quando é possível enxergar através da ilusão, gerando mais clareza em meio ao estado de caos do inverno.

Durante esse período, celebrava-se a deusa Ostara, também conhecida como Eostar, com a realização de homenagens e rituais.

Seu nome significa “deusa da Aurora”, tendo sido considerada o símbolo do despertar da vida na Terra, e representada por uma figura feminina segurando um ovo na mão e observando um coelho a seus pés.

O ovo representa o processo embrionário dos sonhos e dos desejos durante o inverno, sendo a primavera o momento do nascimento e de dar vida aos desejos. O coelho, por sua vez, remete ao alto poder de fertilidade e abundância.

Rituais de Ostara

Em sua celebração, costumava-se colher orvalho e acender fogueiras ao nascer do sol. As fogueiras eram feitas em altas montanhas, ficando o mais próximo possível das bençãos do sol. Acreditava-se que a luz gerada entre fogo e sol tornariam a terra ainda mais frutífera.

Ovos de diferentes animais eram pintados e decorados com diversos símbolos mágicos, sendo enterrados como oferendas ou até lançados às fogueiras. Os ovos também eram consumidos em refeições com bolos e frutas adocicadas da primavera.

Como atrair transformações nessa estação do ano

Agora que você descobriu o poder da primavera e sua influência desde os povos mais antigos, é possível aproveitar essa fase do ano com atitudes simples e potentes. Quer saber como? Então continue a leitura para descobrir como conquistar seus desejos durante essa estação.

Enfeite com flores

Povos europeus possuíam o hábito de colher flores da natureza e levar para casa, pois acreditavam que as energias que elas carregavam eram capazes de renovar as energias dos moradores.

Por isso, aproveite a abundância da natureza durante a primavera para enfeitar sua casa com diversos tipos de flores e frutas da estação.

Para ter ainda mais benefícios com a energia das flores, as coloque em um jarro com água. Além de fazer com que as plantas durem mais tempo, fontes de água em determinados pontos da casa renovam as energias do ambiente e trazem calma e tranquilidade, segundo o Feng Shui.

Você também pode tomar banhos aromáticos com flores, para extrair o potencial e a energia presente em cada espécie, além de perfumar seu corpo e o ambiente. Algumas flores e suas propriedades são:

Margarida – ajuda a afastar as energias negativas;

rosa vermelha – simboliza o amor e ajuda a equilibrar as relações amorosas;

violeta – estimula a organização das metas de vida e dos objetivos profissionais;

girassol – atrai prosperidade financeira

Abuse das cores

Seu figurino e a decoração da casa podem potencializar as boas energias da primavera. Por isso, use e abuse das cores durante a estação mais florida do ano.

As cores possuem influência em nosso ânimo e em nossas emoções, e especialmente os tons de verde, laranja, rosa e amarelo estimulam a criatividade e o aumento da energia vital.

Faça uma limpeza material e energética

Nos Estados Unidos, é tradição realizar uma limpeza no início da primavera, em um ritual denominado “spring cleaning”. A ideia é tornar os ambientes mais arejados após um período de retração no inverno, preparando a casa para receber o clima quente e alegre do verão.

O que acha de usar esse costume como exemplo e purificar sua casa com uma limpeza geral nos ambientes? Livre-se de objetos inutilizados, guarde casacos e roupas mais pesadas e abra as janelas, permitindo que o ar da primavere circule e invada todos os cômodos.

Também é tempo de fazer uma limpeza espiritual e renovar as auto concepções, revendo o que não serve mais e transformando velhos padrões em hábitos mais saudáveis físico e mentalmente.

Realizar meditações e orações durante esse período também é uma ótima alternativa para se conectar mais intimamente com a natureza. Você ainda pode aproveitar esse período para realizar suas práticas em locais abertos, com os pés na grama e em contato com o elemento terra.

Como você pode ver, no equinócio de primavera o clima de renovação e de determinação toma conta de todos os seres.

É o momento de aprender a olhar nossos desafios como oportunidades de crescimento pessoal, ampliando nossa força interior nossas crenças.Por isso, que tal ter o auxílio dos poderes do colar flor da vida durante essa fase de clareza e esperança? Nele, você pode aplicar um óleo essencial perfumado e ainda desfrutar dos benefícios da aromaterapia.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário