Os benefícios da aromaterapia vão muito além das sensações de bem estar e contentamento propiciadas: ela trata de dentro para fora diversos sintomas do corpo físico, mental e emocional.
Essa terapia alternativa e integrativa tem como base os efeitos positivos gerados pelos aromas de óleos essenciais, com suas propriedades específicas que atuam no sistema nervoso e no corpo dos indivíduos.
E você já deve ter ouvido falar da aplicação da aromaterapia em casos de ansiedade, insônia e depressão, não é verdade?
Mas seus efeitos positivos vão muito além: a terapia dos aromas também auxilia no alívio de dores crônicas, fortalece o sistema imunológico e favorece o emagrecimento.
Por isso, têm ganhado cada vez mais adeptos e impressionado com sua eficácia e facilidade de uso.
Ficou curioso para saber mais? Então venha comigo e conheça 4 benefícios da aromaterapia.
1. Benefícios da aromaterapia para a saúde mental
Ao serem inalados, as moléculas dos aromas entram em contato direto com o sistema límbico, responsável por controlar as emoções.
As vias neurológicas são, então, estimuladas, promovendo:
- Relaxamento;
- maior controle emocional;
- alívio da ansiedade;
- melhora da qualidade do sono;
- e maior clareza mental.
Existem alguns óleos essenciais que atuam diretamente na melhora da saúde mental, no combate ao estresse, à ansiedade, à depressão e à insônia.
É o caso, por exemplo, da lavanda, da laranja doce e da bergamota.
Lavanda
De cheiro agradável e suave, o óleo essencial de lavanda é um dos mais conhecidos e aplicados nas práticas de aromaterapia, principalmente devido aos seus efeitos psicoemocionais.
Possui ação sedativa e anti estresse no sistema nervoso central, e promove estabilidade mental, sendo indicado tanto em casos de pessoas agitadas e ansiosas quanto para quem apresenta sintomas depressivos.
Com o melhor controle das emoções propiciado pela lavanda, é possível conquistar mais facilmente o tão desejado equilíbrio emocional e mental.
Laranja doce
Com seu cheiro levemente cítrico, o óleo essencial de laranja doce ajuda a resgatar as lembranças e sentimentos da época da infância.
Dessa forma, trabalha questões de autoestima, autoconfiança e de adaptação. A confiança gerada permite que a ansiedade e as dúvidas constantes deem lugar à despreocupação, à calma e à valorização de si mesmo.
Bergamota
É um dos óleos mais indicados para atingir o relaxamento completo e profundo.
O óleo essencial de bergamota possui propriedades capazes de melhorar o humor de qualquer pessoa, trazendo mais leveza e felicidade para o dia a dia.
Atua também no resgate do poder pessoal, sendo uma ótima aliada na busca pela superação e enfrentamento de desafios.
2. Para o alívio das dores crônicas
As dores e as emoções estão diretamente relacionadas, pois os incômodos gerados no corpo físico são sempre associados a conotações emocionais negativas.
Isso é explicado por uma questão evolutiva, em que o organismo humano desenvolveu mecanismos de defesa e de identificação da dor com o intuito de proteger e reduzir os impactos e danos físicos.
A aromaterapia aparece, então, como alternativa de terapia complementar nesses casos, em conjunto com técnicas da medicina convencional, para ajudar a combater ou minimizar as dores crônicas.
Alguns óleos essenciais apresentam ação analgésica, anti-inflamatória ou ativam a absorção dos remédios para dor.
Eles agem tanto localmente quanto no sistema nervoso central, promovendo sensação de alívio geral.
Hortelã-pimenta
Com ação antiespasmódica, a hortelã-pimenta é ideal para acalmar dores nos músculos, nas costas e na cabeça, além de aliviar os incômodos da fibromialgia.
Indica-se utilizar seu óleo natural em preparações para aplicação tópica no local desejado, realizando uma massagem revigorante.
Gengibre
Com seus agentes anti-inflamatórios e analgésicos, pode ser utilizado para dores musculares, articulares, artrite e cãibras.
Seus efeitos são melhor sentidos quando o óleo é aplicado em massagens ou dissipado por difusores de ambiente.
3. Para fortalecimento do sistema imunológico
A aromaterapia também é uma maneira natural e segura de combater e prevenir diversas doenças, atuando principalmente no aumento da imunidade do organismo.
Quando aplicada em conjunto com remédios tradicionais prescritos pelos médicos, acelera o tratamento e fortalece o corpo por completo.
Isso ocorre devido à capacidade de determinados óleos essenciais de incentivar a produção de glóbulos brancos, componentes do sistema de defesa imunológica do organismo.
Óleos essenciais de malaleuca, limão e eucalipto, por exemplo, são ótimas opções para tratar infecções e aumentar a imunidade do organismo.
Malaleuca (tea tree)
De características anti-inflamatória, bactericida e fungicida, é considerado um dos melhores óleos antivirais.
É muito utilizado no tratamento de pacientes com baixa imunidade, que constantemente apresentam algum quadro de virose.
Limão
É um óleo essencial que visa restabelecer o equilíbrio do organismo, estimulando ou inibindo o sistema imunológico, dependendo da necessidade apresentada.
Em casos de gripe, por exemplo, apresenta ação imunoestimulante, reforçando as defesas naturais do corpo e regulando o funcionamento do metabolismo.
Eucalipto
De aroma característico e revigorante, é conhecido por sua eficiência em casos de problemas respiratórios e quadros de gripe.
Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, age diretamente nos pulmões, descongestionando e limpando as vias respiratórias.
4. Para favorecer o emagrecimento
A terapia dos aromas, ao estimular o cérebro e aumentar a disposição mental e psicológica, tende a diminuir as ações impulsivas e a aumentar a disciplina.
Por isso, pode ser uma ótima aliada para quem deseja emagrecer e perder aqueles quilos a mais, pois, dessa maneira, fica mais fácil manter uma rotina saudável, com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada.
Alguns dos óleos essenciais muito utilizados auxiliar no emagrecimento são:
- Sândalo: com suas propriedades relaxantes, controla a ansiedade e evita a fome emocional;
- Toranja: diminui o apetite e aumenta os níveis de energia, facilitando a queima de gordura;
- Canela: termogênica e estimulante, acelera o funcionamento do metabolismo;
Como você pode perceber, os benefícios da aromaterapia são inúmeros: desde a atuação na saúde mental até os efeitos no corpo físico, aliviando dores, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo o emagrecimento.
Seja aliado ao toque da massagem, por inalação direta ou espalhado no ar com o uso de difusores, os componentes químicos dos óleos essenciais são valiosos na promoção do bem estar físico, mental e emocional.
Já citei aqui algumas características de uma planta muito utilizada no tratamento da ansiedade, da insônia e da depressão, mas ela reserva muitas outras possibilidades e poderes.
Por isso, que tal aprender mais ainda sobre aromaterapia conhecendo melhor o óleo essencial de lavanda? É uma ótima oportunidade para aprofundar seus conhecimentos.
Boa leitura e gratidão!