fbpx
Espiritualidade

Massagem com pedras quentes: saiba os benefícios da técnica milenar

Escrito por Augusto Marques

Data de milhares de anos o interesse dos seres humanos pela energia envolvida nas pedras encontradas na natureza. Não por acaso, a massagem com pedras quentes está sendo cada vez mais procurada.

A técnica consiste na aplicação de rochas aquecidas em pontos específicos do corpo, com o uso de óleos e realização de massagem suave. As propriedades terapêuticas desse procedimento geram sensações de relaxamento e felicidade, ajudando a aliviar o estresse acumulado no dia a dia.

No artigo de hoje, você vai conhecer a origem da massagem com pedras quentes, como é feito o procedimento e quais os principais benefícios de sua técnica, além de entender a importância de se usar a pedra correta. Continue a leitura para descobrir mais sobre essa técnica relaxante.

Origem do uso das pedras quentes

O uso de pedras quentes é mencionado em diferentes culturas e épocas. De acordo com registros, indígenas, antigos curandeiros, maias, egípcios, japoneses e chineses beneficiam-se das propriedades terapêuticas das pedras quentes já há alguns milênios.

Monges tibetanos, por exemplo, utilizavam cinturões com pedras vulcânicas aquecidas na cintura após cada refeição, com o intuito de facilitar a digestão.

Os russos, por sua vez, tinham o costume de posicionar rochas aquecidas no fundo da banheira com o objetivo de absorver a energia emanadas por elas durante o banho. Já as índias americanas faziam uso das pedras quentes sobre o ventre para aliviar dores menstruais.

E nos dias de hoje, como as propriedades dessas pedras são aproveitadas? É o que irei abordar a seguir.

A massagem com pedras quentes

Atualmente, o uso mais comum das pedras quentes é de maneira terapêutica em sessões que unem a massoterapia e a termoterapia, realizadas em ambientes tranquilos e com a aplicação de óleos.

mulher sendo massageda com o auxílio de pedras quentes

Antes de iniciar a massagem, as rochas, geralmente de basalto, são colocadas em água quente ou bolsa térmica até atingirem a temperatura adequada, que não devem ultrapassar os 55ºC.

Geralmente são encontrados três tipos de procedimentos com o uso das pedras. São eles:

Massagem tradicional

A primeira etapa desse processo consiste em envolver o corpo com óleo vegetal ou essencial por todo o corpo, fazendo uma massagem suave em todas as regiões. Esse passo é importante para que as pedras deslizem mais facilmente.

Logo depois, são realizados movimentos circulares por todo o corpo com as pedras entre as mãos.

A massagem é feita nos membros desejados do corpo, de acordo com a necessidade de cada paciente. Pode também ser realizada em todos os membros: pernas, braços, costas, barriga, pés e rosto.

massagem nos pés com auxílio de peras quentes

Dessa forma, o calor penetra mais facilmente na pele e auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, relaxando toda a musculatura.

Massagem com pedras de posição

Antes de iniciar a massagem, as pedras quentes são colocadas em posições estáticas ao longo dos chakras, canais que transmitem energia vital entre os meridianos do corpo, enquanto o terapeuta realiza movimentos com as palmas das mãos em outras regiões do corpo.

Logo depois, aplica-se o óleo sobre a pele e inicia-se o procedimento dos movimentos com as pedras nos locais desejados.

Em ambos os casos, o calor presente nas pedras alcança as fibras mais profundas da musculatura. Assim, a massagem promove a distribuição de energia e remove as tensões do corpo, sem que haja necessidade de aplicar maior pressão.

As sessões são realizadas em local silencioso e muitas vezes as pedras são encostadas umas nas outras, gerando um som ritmado e envolvente. Segundo a sabedoria oriental, o bater das pedras também auxilia no processo de relaxamento.

Massagem com pedras quentes e frias

Existe também uma técnica em que se alterna o contato de pedras aquecidas e pedras frias na pele, com a finalidade de alterar as respostas fisiológicas no organismo e de estimular a circulação sanguínea.

As pedras são deixadas no corpo por alguns minutos em pontos específicos do corpo, chamados de pontos de acupressão, desbloqueando as energias estagnadas e permitindo sua fluidez.

As sessões de massagem têm duração média de uma hora e devem ser feitas regularmente, cerca de uma vez por semana, para que se obtenha todos os benefícios da técnica.

Importância do uso da pedra adequada

As rochas mais utilizadas na massagem com pedras quentes geralmente são feitas de basalto, tipo de rocha eruptiva rica em ferro. Outros tipos de pedras comumente usadas são ágata calcedônia, feldspato e pedras plutônicas.

Essas rochas possuem propriedades térmicas, facilitando a retenção de calor. Isso significa que, durante toda a sessão, as pedras mantêm a temperatura entre 30º e 40ºC.

As pedras utilizadas devem ser lisas e arredondadas, para facilitar o deslizamento e evitar atrito nos locais aplicados.

Essas pedras também carregam uma herança energética milenar e fazem referência ao elemento terra, realizando importantes trocas energéticas com o organismo humano.

Benefícios

Combinada com um ambiente tranquilo, a terapia com pedras quentes proporciona benefícios nos âmbitos físico e mental, alinhando as áreas do corpo e ajudando a acalmar as tensões acumuladas.

A terapia também combina técnicas de aromaterapia, conduzindo um tratamento holístico, gerando um profundo conforto, bem-estar e serenidade.

Entre seus principais efeitos positivos, podemos citar:

  • Estímulo da circulação sanguínea;
  • aumento do bem-estar;
  • melhora na mobilidade das articulações;
  • aumento do fluxo de energia vital;
  • eliminação de toxinas;
  • diminuição do estresse e de tensões corporais;
  • alívio das inflamações;
  • melhora de quadros de insônia e enxaqueca;
  • diminuição de dores musculares.

A terapia pode ser feita por pessoas em geral que buscam dar uma pausa e melhorar a circulação sanguínea.

No entanto, é preciso se atentar para algumas restrições antes de se aventurar. Ela é contraindicada para pessoas com quadros de asma aguda (o calor pode desencadear crises), infecções, cistite aguda, infecções, doenças de pele, ferimentos, câncer e na gravidez.

A realização da massagem com pedras quentes vai além da experiência física da massagem tradicional. A sensação aconchegante de calor, proporcionada pelo contato entre as pedras e a pele, provoca um estado profundo de relaxamento.

E você, já conhecia esse tipo de massagem? Não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas possam conhecer os grandes benefícios promovidos por essa prática.

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário