fbpx
Espiritualidade

Como ter EGO de uma forma equilibrada e saudável

Escrito por Augusto Marques

Com certeza você já deve ter ouvido ou até mesmo dito as seguintes máximas: deixe o ego de lado, ou, você só está falando isso por causa do seu ego, ou, você está com o ego inflado hoje. Essa palavra, ego, é algo muito ouvida nos dias atuais, mas você sabe o que é ego? E como ele pode influenciar nossas vidas. 

Essas e outras questões serão respondidas conforme avançarmos neste artigo e, vamos começar falando de um dos maiores e mais importantes médicos psiquiatras do planeta, Sigmund Freud (1856-1939) que no ano de 1923, apresentou ao mundo o seu artigo: O Ego e o Id, que traz a explicação a respeito das três estruturas de nosso aparelho mental, mais conhecidas pelos estudiosos como: estruturas psíquicas.

Freud, como se tornou mundialmente conhecido, trouxe para o mundo, ideias inovadoras a respeito de seus estudos. Ele chocou o mundo ao instigar as pessoas a pensar mais a respeito de si mesmas, provando, que somos seres mais profundos do que imaginamos. Hoje isso é algo comum, mas imagine em seu tempo.

E para você entender o que é ego, o que ele representa e o que ele nos influencia, convido para continuar lendo esse artigo.

Vamos entender o que é ego

Antes de falarmos a respeito de ego, precisamos entender o que é Id e superego. O Id é um conceito que engloba todas as vontades primitivas dos seres humanos. Para exemplificar, pense em algo que gostaria muito de fazer ou falar. Esqueça os limites, a ideia é você pensar em possibilidades possíveis e impossíveis. Pensou? É neste ponto que podemos encontrar desejos mais relacionados com a paixão, libido ou até mesmo, agressividade.

Vamos utilizar outro exemplo para visualizarmos melhor a atuação de nosso Id. Imagine você naquele show super lotado, as pessoas começam a empurrar daqui e dali. Em situações como esta, algumas pessoas podem passar a usar de violência e é essa manifestação está relacionada com o nosso Id. 

Já o superego, ele atua sobre nosso Id, podemos dizer que ele é aquele anjinho que fica em nosso ombro, nos lembrando que vivemos em sociedade e que, muitas coisas que queremos fazer não é possível, ou seja, o superego nada mais é que a nossa trava de segurança para determinadas atitudes.

Outro exemplo para você compreender a ação do superego em nosso dia a dia; digamos que você comprou um produto que custava 20,00, de uma nota de 50,00 e o atendente lhe devolveu duas notas de 20,00. É neste momento que seu superego lhe instiga a fazer o correto.

E quanto ao ego?

O ego fica justamente entre o Id e o superego, portanto, podemos dizer que é o meio termo, o equilíbrio, aquela linha tênue que divide dois pontos distintos. Por isso, para um melhor entendimento a respeito de sua ação, ele seria o ponto de reflexão profunda e individual, aquele que pondera e pensa.

Vamos trazer outro exemplo bem interessante para você compreender melhor a presença do ego entre essas duas pontas que falamos acima. Digamos que você viu uma roupa lindíssima em uma vitrine e a desejou, você entra na loja e percebe que o negócio é caro. Você pensa: comprar algo assim pode lhe causar problemas financeiros com sua família.

E é neste pensamento que o Id entra em ação lembrando que você deve pensar em somente na sua satisfação, mas, eis que o superego surge para lembrar que não tem recursos suficientes e que isso lhe daria muitos problemas. 

No páreo, entre o ego, para ponderar as duas pontas da discussão. Portanto, podemos dizer que o papel do ego é justamente equilibrar as questões entre esses dois extremos, levando em consideração o nosso desejo e a necessidade dos demais que estão ao nosso redor.

Por esse exemplo, podemos dizer que o papel do ego em nossas vidas é respeitar os limites de nossa realidade, levando em consideração a questão social em que estamos inseridos. Seria a voz de nossa consciência. Mesmo assim, o ego pode tender para o Id em determinadas questões. Mostrando que seu papel é muito mais profundo em nossa psique.

A simbologia do ego

Você provavelmente já ouviu a expressão: essa pessoa é muito egocêntrica. Esse é um termo que indica que o indivíduo pensa mais em si próprio do que nas pessoas ao seu redor, algo muito comum. A pessoa egocêntrica supervaloriza a si própria, claro que, precisamos nos valorizar, mas quando isso beira o exagero…

Quando o ego se manifesta em nossas ações, ele passa a representar nossa consciência, ditando nossas ações e instintos diante da realidade que nos cerca. O ego também contribui para nossa personalidade e por isso é extremamente importante para a psicanálise e também, para a filosofia.

O ego e sua influência em nosso dia a dia

Ao entendermos o Id e o superego, compreendemos a importância e a necessidade da existência e a prática da influência diária do ego em nossas vidas. Segundo os estudos de Freud, quando o indivíduo se permite a ceder aos desejos do Id, a pessoa pode ser vista como devassa ou libertina. 

Em contrapartida, se ela ceder somente as opiniões ditadas pelo superego, ela pode acabar enlouquecendo também. E nestes dois extremos, podemos perceber a importância da necessidade do ego de estar equilibrando e ponderando para nossa saúde psicológica. 

O ego, segundo Freud, também é responsável por guardar experiências, lembranças, sentimentos e ideias. Além disso, o ego é responsável também, por realizar a conexão com o mundo que está a nossa volta e ainda, criar mecanismos de defesas de forma inconsciente que nos ajudam a preservar toda nossa psique.

Conheça os pontos negativos e positivos do ego

Positivos:

  • Exercer papel essencial em nosso dia a dia;
  • Nos ajuda a nos permanecer vivos, buscando maneiras e formas para isso;
  • Busca referência para tudo que vivemos em nossas vidas;
  • Auxilia o instinto de sobrevivência;
  • Nos ajuda a encontrar soluções e respostas mediante ao que vivemos;
  • O ego nos tornam mais confiantes quando precisamos tomar decisões;
  • Nos ajuda a desempenhar papel de líder;
  • Entre outras vantagens.

Negativo

  • De nos informar que estamos sempre certos; por vivermos em sociedade, isso é algo praticamente impossível e quando lembrados disso, podemos ter atitudes negativas;
  • De nos tornar o centro de tudo que realmente importa para nós mesmos;

Aprenda a controlar o ego

  • Evite levar discussões para o lado pessoal, lembre-se, o lado negativo dessa forma vai querer te mostrar que precisa ter razão, mas todo mundo tem sua forma de pensar;
  • Deixe de viver competindo, muitas pessoas acreditam e precisam vencer sempre, custe o que custar, esse é outro ponto negativo. Precisamos compreender que vencemos, perdemos e aprendemos, não deixe o ego te dominar;
  • Sinta-se satisfeito com o que tem: olhe o que tem e agradeça por aqui, se dermos espaço para o ego, ele vai acabar trazendo aquele sentimento negativo de que não temos nada e tornar a nossa vida infeliz. Precisamos viver satisfeitos com aquilo que temos e com aquilo que conquistamos dentro de nossas possibilidades.

Concluindo…

E agora que você conhece um pouco mais a respeito do ego e de seu papel em nossas vidas, nada mais indicado que tenha consciência dessa parte tão importante. Todo conhecimento, nos traz um novo aprendizado, uma nova forma de entendermos nossas atitudes e perceber o mundo que está ao nosso redor.

Muitas vezes, olhamos para ele e nos vemos no centro de tudo, quando, na verdade, somos como planetas, girando em torno de algo muito maior e bem distante de nossa compreensão. Espero que tenham gostado e compreendido e não esqueça de compartilhar com seus amigos e deixar suas questões aqui em nossos comentários.

Leia também:

Sobre o autor

Augusto Marques

Deixe um comentário