Rodeadas de influências da natureza, as pedras naturais são fonte de boas energias e possuem propriedades terapêuticas. Elas são formadas a partir de longos processos de transformação e carregam a composição química da Terra em suas essências.
Além de extremamente belas, possuem significados místicos e podem ser utilizadas tanto em seu estado puro quanto lapidadas em joias, protegendo quem se encontra próximo a esses cristais.
Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe a seguir uma lista com 6 pedras naturais que você precisa conhecer, com suas principais características e propriedades energéticas.
1. Malaquita
De cor verde brilhante, a malaquita é um mineral centenário, tendo sido utilizado tanto para fins medicinais, no Antigo Egito, quanto para estímulo da clarividência pelos alquimistas na Itália. Cleópatra foi uma admiradora dessa pedra natural, e a utilizava em seus trajes a fim de ampliar seu brilho pessoal.
Acredita-se que a malaquita auxilia na renovação do campo magnético, atraindo orientações espirituais e acelerando o processo de evolução dos seres humanos. Ela também possibilita:
- purificar os chakras;
- alinhar o DNA com a vibração pessoal;
- despertar a expansão da consciência;
- proteger os ambientes;
- estimular o sistema imunológico.
Para acessar toda a sua essência, recomenda-se meditar com a pedra para ascender a espiritualidade e energizar o ambiente. Pode também ser colocada debaixo do travesseiro para promover sonhos lúcidos e reveladores e desenvolver a intuição.
2. Jaspe vermelho
O nome “jaspe” pode ser traduzido como “pedra manchada ou salpicada”. Essa pedra natural pode ser encontrada em diversos tons e texturas, mas especificamente o jaspe vermelho é considerado um bloqueador de energias negativas.
Acredita-se que foi a primeira pedra a ser colocada na construção de Jerusalém, sendo conhecida como forte símbolo de proteção. De cor intensa e magnetizante, a pedra também é afrodisíaca, sendo um ótimo estimulante natural.
O jaspe vermelho também ajuda a:
- Elevar o espírito;
- equilibrar as energias yin e yang;
- formar uma aura de boas energias;
- aumentar a vitalidade dos órgãos internos;
- harmonizar o chakra sacro;
- estimular a criatividade.
A ação desse cristal é um pouco mais lenta e, para ter acesso a todos os seus benefícios, é preciso focar a longo prazo. Seu uso é mais comum em elixires ou em águas carregadas com jaspe vermelho. Posicioná-los nos ambientes ajuda a manter quem está perto calmo e forte espiritualmente, afastando energias negativas e pessoas mal intencionadas.
3. Pedra vulcânica
Considerada uma das rochas mais antigas do mundo, a pedra vulcânica é originária da lava expelida por vulcões, a qual passa por um rápido resfriamento, formando pequenas pedras que chegam às praias pela força das ondas.
Devido a esse processo, o resultado é uma rocha negra, porosa, opaca e de superfície irregular. Essa transformação extraordinária envolvendo os quatro elementos da Terra motivou o culto à lava desde os primórdios da humanidade, acreditando-se que essas pedras possuem qualidades sobrenaturais.
A pedra vulcânica é utilizada em diversas culturas como objeto de cura, e possui propriedades capazes de:
- Repelir a negatividade do ambiente;
- renovar a pele e estabilizar a pressão sanguínea;
- possibilitar a reconexão com o elemento terra;
- estabilizar o chakra raiz;
- auxiliar no renascimento interno e no desapego.
Esse poderoso amuleto deve ser utilizado em contato direto com a pele, sendo os acessórios uma ótima alternativa. A pedra vulcânica também funciona como um excelente difusor de óleos essenciais para aromaterapia.
4. Pedra da lua
A pedra da lua é um cristal de natureza exuberante, de aparência branca e reflexos arroxeados. É uma pedra tipicamente fria e bastante rara, encontrada principalmente em regiões da Índia.
É considerada um símbolo do poder feminino, devido à relação das fases da lua com o ciclo menstrual e com a energia feminina.
Além disso, a pedra da lua é responsável por:
- Elevar a consciência;
- despertar a clarividência;
- aumentar o magnetismo pessoal;
- equilibrar a saúde mental;
- estimular a intuição e a sensibilidade feminina.
Para desenvolver o empoderamento e fortalecer o equilíbrio emocional, o ideal é manter a pedra da lua sempre por perto, seja em forma de jóias ou guardada na bolsa ou na carteira.
Também pode ser utilizada no centro da testa durante a prática de meditação para despertar a clarividência.
5. Olho de tigre
De beleza atípica, a pedra olho de tigre apresenta coloração amarela, dourada e marrom, similar ao pelo e às listras do felino. Essa pedra natural possui energia elevada e cria um campo de proteção capaz de combater a inveja e más influências.
Árabes e gregos acreditavam que o Olho de Tigre era responsável por despertar a intuição, auxiliando na tomada de decisões difíceis. Na cultura romana, seu significado estava ligado à coragem e à proteção.
Esse cristal é indicado para:
- Proteção espiritual;
- estímulo da intuição;
- desenvolvimento de talentos pessoais;
- atração da prosperidade e da felicidade.
O olho de tigre também está relacionado à atração de prosperidade e crescimento pessoal, auxiliando tanto na superação de limitações quanto na vibração da boa fortuna, motivando conquistas financeiras e emocionais.
Seu uso mais frequente é em formato de acessórios, em anéis, pingentes, brincos, ou chaveiros, servindo como amuleto de proteção.
6. Ônix
Também conhecida como quartzo, a ônix é considerada em todo o mundo como a pedra da realização pessoal e da segurança. Embora a cor preta seja a mais comum, a ônix também pode ser encontrada nas cores azul, cinza, amarelo, verde, marrom e branco.
Desde a antiguidade, esse cristal natural é adorado devido às suas qualidades de proteção e estabilidade, tanto emocional quanto física.
Ela também é considerada uma ótima alternativa para quem deseja trazer mais tranquilidade para a vida.
Entre as propriedades da ônix, destacam-se:
Melhora do autocontrole;
- Proteção contra energias negativas;
- desenvolvimento da autoconfiança;
- superação de momentos difíceis.
A pedra ônix pode ser utilizada em ambientes para ajudar a limpar as más influências, em formato de cristal. Também pode ser usada em acessórios, preferencialmente dispostos ao lado esquerdo do corpo.
É muito importante saber também que, antes de utilizar e aproveitar as propriedades de qualquer pedra, é essencial fazer sua limpeza energética, além de manter uma frequência na purificação desses amuletos naturais.
Viu como cada cristal possui sua singularidade e poder místico? Além de trazer beleza ao ambiente, as pedras naturais geram proteção e virtudes para quem estiver por perto.
Por isso, que tal dar uma olhada em nossos acessórios com pedras como obsidiana, olho de tigre, ônix e pedra da lua, e começar a se proteger desde agora? Utilizando as pedras frequentemente, você concentra suas energias para gerar somente vibrações positivas.